A inauguração do Teatro Municipal de Ourém, projeto há muito ambicionado pelos oureenses e com todas as condições para consolidar a posição do nosso concelho como uma referência regional e nacional na área da cultura, é, para mim e para o Município de Ourém, motivo de grande satisfação e orgulho.

Após mais de 30 anos de atividade e sem qualquer intervenção de fundo, o antigo Cineteatro surge agora renovado e adaptado às exigências atuais e com uma nova denominação: Teatro Municipal de Ourém. Com um investimento superior a 2 milhões e 700 mil euros, em grande parte financiado pelo Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), o projeto de reabilitação do Teatro Municipal de Ourém responde às aspirações deste Executivo e dos oureenses, com a apresentação de um equipamento que será um polo impulsionador de criação artística e um espaço de referência para a apresentação de espetáculos na região.
Este novo equipamento municipal responde às necessidades técnicas e operacionais da generalidade dos espetáculos, ficando apto para acolher, com qualidade, as produções dos agentes culturais concelhios, mas também espetáculos de âmbito nacional e internacional, das mais variadas vertentes artísticas. É neste contexto que o Teatro Municipal de Ourém vai disponibilizar uma programação artística regular e eclética, marcada pela qualidade e excelência, e com aptidão para a formação e capacitação de novos públicos e envolvimento da comunidade.

O Teatro Municipal de Ourém será também uma infraestrutura fundamental para a prossecução dos objetivos do Serviço Educativo e Mediação Municipal, desenvolvendo o sentido crítico, estético e criativo dos participantes, através do encontro com diferentes correntes de criação artística contemporânea. Só assim será possível desenvolver novos olhares sobre a atualidade artística, criando contextos participativos da comunidade e privilegiando a utilização dos recursos materiais e imateriais do nosso concelho.

O Teatro Municipal de Ourém cumprirá a sua missão de serviço público ao estar ao serviço do cidadão, nas suas múltiplas valências e competências, e pretende assumir­‑se como um equipamento nevrálgico para a dinâmica cultural do concelho e da região.

Seja bem­‑vindo ao Teatro Municipal de Ourém!

O Presidente da Câmara Municipal de Ourém
Luís Miguel Albuquerque

A reabertura do Teatro Municipal de Ourém é mais que a reconstrução de um edifício. É o concretizar de uma ideia onde desembocarão e crescerão outras ideias, um local de encontro dos Oureenses, na que vai ser a sua casa da cultura. A sua Casa. A condição de abrir uma casa de cultura no atual contexto de pandemia oferece um desafio acrescido, pois pretende­‑se trazer luz de volta à população, fazer rir e chorar, pensar e refletir, educar e proporcionar experiências de forma democrática e transversal a população do concelho, não centrando a sua ação ao TMO e à sede de concelho.

Este projeto que aqui damos início, pretende também ser transversal nas áreas de trabalho e desafiar município e munícipes, ligar arte, cultura, educação, ação social e turismo, contribuindo para o bem­‑estar social e crescimento económico do concelho. Desta forma, é também importante que este projeto seja maior que o concelho e que consiga atrair público de territórios limítrofes, colocando o TMO nos roteiros de itinerância dos melhores artistas nacionais e internacionais, ao lado dos melhores teatros portugueses. Criámos assim, um programa de ações que pretende ser eclético, com artistas de referência, artistas emergentes, artistas e agentes locais, que crescerão com este projeto, ao lado dos melhores nomes nacionais.

Desta forma, não se trata de vos convidar a vir, mas antes de vos dar as boas vindas a uma casa que é vossa e para vós.

Direção Artística
João Aidos

Espaços TMO

Para a concretização dos seus objetivos, o TMO disponibiliza aos seus utentes e utilizadores os seguintes espaços e valências:

Auditório - Sala Principal de Espetáculos equipada com Boca de Cena, Teia e plateia com 441 lugares, destinada a acolher espetáculos de natureza artística, exibição cinematográfica e eventos corporativos.

Bar/Cafetaria - Zona de Estar, com serviço de bar, equipado com cozinha para serviço de refeições ligeiras.

Sala Estúdio - Adequada a ensaios, exposições, aulas e ações de formação ou cowork, em open space. Dispõe de acesso a banda larga (wi-fi) e linhas telefónicas.

Anfiteatro Exterior - Espaço cénico com 400 lugares sentados.

Camarins - 2 camarins individuais duplos; 2 camarins coletivos de 10 pessoas e 2 camarins coletivos de 8 pessoas.
TMO | Uma casa de todos, para todos

O Teatro Municipal de Ourém (TMO) é um espaço de apresentação, produção, acolhimento e criação de projetos artísticos, turísticos e de negócios de caráter profissional. Este novo equipamento municipal oferece condições para que os diferentes agentes possam apresentar com qualidade as suas produções e funciona em articulação interna entre as diferentes valências do espaço e, externamente, em articulação com os demais espaços culturais de Ourém e da região centro, consolidando a posição do concelho como uma referência regional e nacional na área da cultura. O Teatro Municipal de Ourém está equipado com um Auditório de 441 lugares, uma sala de trabalho adequada para a realização de ensaios, aulas e ações de formação ou cowork e um Bar/Cafetaria.

Equipa do TMO

Direção Artística
João Aidos
Projeto Educativo, Mediação e Envolvimento da Comunidade
Sílvia Rodrigues
Guilherme Simões
Carolina Dias
Produção
Ana Marta Graça
Sílvia Rodrigues
Paulo Rafael 
Comunicação
Gabinete de Imagem e Comunicação da Câmara Municipal de Ourém
Design
United By
Acolhimento, Frente Casa e Bilheteira
Pedro Marão
Paulo Rafael
Carolina Dias
Equipa de Assistentes de Sala
AMBO
Limpeza
TMO
Técnica
Filipe Luís
Ivo Melo
Pedro Oliveira
Coordenação técnica
Carlos Verissimo 
Cafetaria
TMO
Manutenção e Instalações
Câmara Municipal de Ourém
Apoio Informático
Leandro Romano