A inauguração do Teatro Municipal de Ourém, projeto há muito ambicionado pelos oureenses e com todas as condições para consolidar a posição do nosso concelho como uma referência regional e nacional na área da cultura, é, para mim e para o Município de Ourém, motivo de grande satisfação e orgulho.

Após mais de 30 anos de atividade e sem qualquer intervenção de fundo, o antigo Cineteatro surge agora renovado e adaptado às exigências atuais e com uma nova denominação: Teatro Municipal de Ourém. Com um investimento superior a 2 milhões e 700 mil euros, em grande parte financiado pelo Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), o projeto de reabilitação do Teatro Municipal de Ourém responde às aspirações deste Executivo e dos oureenses, com a apresentação de um equipamento que será um polo impulsionador de criação artística e um espaço de referência para a apresentação de espetáculos na região.
Este novo equipamento municipal responde às necessidades técnicas e operacionais da generalidade dos espetáculos, ficando apto para acolher, com qualidade, as produções dos agentes culturais concelhios, mas também espetáculos de âmbito nacional e internacional, das mais variadas vertentes artísticas. É neste contexto que o Teatro Municipal de Ourém vai disponibilizar uma programação artística regular e eclética, marcada pela qualidade e excelência, e com aptidão para a formação e capacitação de novos públicos e envolvimento da comunidade.

O Teatro Municipal de Ourém será também uma infraestrutura fundamental para a prossecução dos objetivos do Serviço Educativo e Mediação Municipal, desenvolvendo o sentido crítico, estético e criativo dos participantes, através do encontro com diferentes correntes de criação artística contemporânea. Só assim será possível desenvolver novos olhares sobre a atualidade artística, criando contextos participativos da comunidade e privilegiando a utilização dos recursos materiais e imateriais do nosso concelho.

O Teatro Municipal de Ourém cumprirá a sua missão de serviço público ao estar ao serviço do cidadão, nas suas múltiplas valências e competências, e pretende assumir­‑se como um equipamento nevrálgico para a dinâmica cultural do concelho e da região.

Seja bem­‑vindo ao Teatro Municipal de Ourém!

O Presidente da Câmara Municipal de Ourém
Luís Miguel Albuquerque

A reabertura do Teatro Municipal de Ourém é mais que a reconstrução de um edifício. É o concretizar de uma ideia onde desembocarão e crescerão outras ideias, um local de encontro dos Oureenses, na que vai ser a sua casa da cultura. A sua Casa. A condição de abrir uma casa de cultura no atual contexto de pandemia oferece um desafio acrescido, pois pretende­‑se trazer luz de volta à população, fazer rir e chorar, pensar e refletir, educar e proporcionar experiências de forma democrática e transversal a população do concelho, não centrando a sua ação ao TMO e à sede de concelho.

Este projeto que aqui damos início, pretende também ser transversal nas áreas de trabalho e desafiar município e munícipes, ligar arte, cultura, educação, ação social e turismo, contribuindo para o bem­‑estar social e crescimento económico do concelho. Desta forma, é também importante que este projeto seja maior que o concelho e que consiga atrair público de territórios limítrofes, colocando o TMO nos roteiros de itinerância dos melhores artistas nacionais e internacionais, ao lado dos melhores teatros portugueses. Criámos assim, um programa de ações que pretende ser eclético, com artistas de referência, artistas emergentes, artistas e agentes locais, que crescerão com este projeto, ao lado dos melhores nomes nacionais.

Desta forma, não se trata de vos convidar a vir, mas antes de vos dar as boas vindas a uma casa que é vossa e para vós.

Direção Artística
João Aidos

Espaços TMO

Para a concretização dos seus objetivos, o TMO disponibiliza aos seus utentes e utilizadores os seguintes espaços e valências:

Auditório - Sala Principal de Espetáculos equipada com Boca de Cena, Teia e plateia com 441 lugares, destinada a acolher espetáculos de natureza artística, exibição cinematográfica e eventos corporativos.

Bar/Cafetaria - Zona de Estar, com serviço de bar, equipado com cozinha para serviço de refeições ligeiras.

Sala Estúdio - Adequada a ensaios, exposições, aulas e ações de formação ou cowork, em open space. Dispõe de acesso a banda larga (wi-fi) e linhas telefónicas.

Anfiteatro Exterior - Espaço cénico com 400 lugares sentados.

Camarins - 2 camarins individuais duplos; 2 camarins coletivos de 10 pessoas e 2 camarins coletivos de 8 pessoas.
TMO | Uma casa de todos, para todos

O Teatro Municipal de Ourém (TMO) é um espaço de apresentação, produção, acolhimento e criação de projetos artísticos, turísticos e de negócios de caráter profissional. Este novo equipamento municipal oferece condições para que os diferentes agentes possam apresentar com qualidade as suas produções e funciona em articulação interna entre as diferentes valências do espaço e, externamente, em articulação com os demais espaços culturais de Ourém e da região centro, consolidando a posição do concelho como uma referência regional e nacional na área da cultura. O Teatro Municipal de Ourém está equipado com um Auditório de 441 lugares, uma sala de trabalho adequada para a realização de ensaios, aulas e ações de formação ou cowork e um Bar/Cafetaria.

Equipa do TMO

Direção Artística
João Aidos
Coordenação Projeto Educativo, Mediação e Envolvimento da Comunidade
Sílvia Rodrigues
Projeto Educativo, Mediação e Envolvimento da Comunidade
Carolina Dias
Direção de Produção
Ana Marta Graça
Produção
Sílvia Rodrigues
Paulo Rafael
Carolina Dias
Comunicação
Gabinete de Imagem e Comunicação da Câmara Municipal de Ourém
Design
United By
Acolhimento, Frente Casa e Bilheteira
Pedro Marão
Paulo Rafael
Carolina Dias
Equipa de Assistentes de Sala
AMBO
Limpeza
TMO
Direção Técnica
Filipe Luís
Técnica
Ivo Melo
Miguel Soares
Hugo Mendes
Luís Martins
Cafetaria
TMO
Manutenção e Instalações
Câmara Municipal de Ourém
Apoio Informático
Leandro Romano
Estagiários
Produção | Laura Barbosa
Técnica | Maldini Silva