04 + 11 + 18 + 25 MAI 2022 CICLO DE CINEMA
WONG KAR-WAI

04 + 11 + 18 + 25 MAI 2022
CICLO DE CINEMA

4 MAI | CHUNGKING EXPRESS
11 MAI | FELIZES JUNTOS 
18 MAI | DISPONÍVEL PARA AMAR
25 MAI | 2046

 
SALA ESTÚDIO DO TMO
21:30

BILHETES
3€

CHUNGKING EXPRESS
Sob os neons da paisagem urbana de Hong Kong, duas histórias paralelas exploram a melancolia do amor perdido e a inocência das novas paixões. A primeira narrativa segue o agente 223, um polícia que projecta o seu destino numa colecção de latas de ananás cujo prazo de validade expira a 1 de Maio. Um encontro com uma mulher misteriosa que usa uma peruca loira arranca-o do estado de estagnação em que se encontra. A segunda história desenrola-se em torno do agente 663 e do fim da sua relação com uma assistente de bordo, uma tragédia que chega aos ouvidos do empregado de um snack-bar que começa à procura de formas de o animar. Com as suas cores vibrantes e movimento efervescente, Chungking Express marcou o momento de internacionalização de Wong Kar Wai.

FESTIVAIS E PRÉMIOS
Festival Internacional de Cinema de Estocolmo – Prémio FIPRESC; Melhor Actriz (Faye Wong)
Prémios de Cinema de Hong Kong – Melhor Filme; Melhor Realizador (Wong Kar Wai); Melhor Actor (Tony Leung Chiu Wai); Melhor Edição de Filme (William Chang Suk Ping, Hai Kit Wai, Kong Chi Leung)

Título original: Chong qing sen lin
De: Wong Kar Wai
Com: Brigitte Lin, Faye Wong, Takeshi Kaneshiro, Tony Leung Chiu Wai
Género: Drama
Classificação: M/12
Outros dados: Hong-Kong, 1994, Cores, 102 min.

FELIZES JUNTOS
Lai Yiu Fai e Ho Po Wing viajam para a Argentina em busca de aventuras. Pouco depois de chegar, o casal incompatibiliza-se e Ho abandona o seu parceiro. Na sua ausência, Lai arranja um emprego num bar de tango em Buenos Aires, até que Ho regressa à sua vida após ser vítima de um espancamento. Mas à medida que a vida de Lai toma uma nova direcção quando este conhece um rapaz Taiwanês, Ho continua o seu caminho de declínio para um lugar de destruição muito diferente daquele que conhecia. Considerada uma das obras mais emblemáticas do New Queer Cinema, Felizes Juntos é um romance turbulento que valeu a Wong Kar Wai o Prémio de Melhor Realizador em Cannes.

FESTIVAIS E PRÉMIOS
Festival de Cannes – Prémio de Melhor Realizador
Prémios de Cinema de Hong Kong – Melhor Actor (Tony Leung Chiu Wai)

Título original: Cheun Gwong Tsa Sit
De: Wong Kar Wai
Com: Chang Chen, Leslie Cheung, Tony Leung Chiu Wai
Género: Drama
Classificação: M/16
Outros dados: Hong-Kong, 1997, Cores, 96 min.
DISPONÍVEL PARA AMAR
Um retrato delicado de uma história de amor pouco convencional. Enquadrado pela sublime paleta de cores e pelos íntimos slow-motions de Wong Kar Wai, o filme viaja através dos olhares enigmáticos de dois indivíduos que, depois de se mudarem para o mesmo prédio com os seus parceiros ausentes, começam a acreditar que os seus respectivos esposos estão a ter um caso. Na sua solidão e aborrecimento, Chow e Su tornam-se mais próximos à medida que fazem as pazes com os seus fracassos românticos. Uma exploração profunda do acaso, do vazio, da solidão, acompanhada pela melancólica banda sonora de Shigeru Umebayashi, Disponível para Amar é o trabalho mais emblemático e impressionante de Wong Kar Wai.

FESTIVAIS E PRÉMIOS
Festival de Cannes – Prémio de Melhor Actor (Tony Chiu Wai Leung)
Prémios César – Melhor Filme Estrangeiro
Prémios de Cinema de Hong Kong – Melhor Actor (Tony Leung Chiu Wai); Melhor Actriz (Maggie Cheung); Melhor Direcção Artística; Melhor Guarda-Roupa; Melhor Montagem

Título original: In The Mood For Love
De: Wong Kar Wai
Com: Lai Chen, Maggie Cheung, Rebecca Pan , Tony Leung
Género: Drama
Classificação: M/12
Outros dados: FRA, 2000, Cores e P/B, 98 min.

2046
Continuação, "remake" ou "remix" de "In The Mood for Love - Disponível para Amar", voltamos a encontrar em "2046" a personagem do escritor-jornalista. Hong Kong, 1966. No seu pequeno quarto de hotel, Chow Mo Wan, em crise de inspiração, tenta terminar um livro de ficção-científica cuja acção decorre em 2046. Através da escrita, Chow vai relembrando as mulheres com quem se cruzou durante a sua existência solitária. Apaixonadas, cerebrais ou românticas, cada uma delas deixou um traço indelével na sua memória e alimentou o seu imaginário. Uma delas assombra com frequência a sua memória: Su Li Zhen, a única que ele certamente amou. Ela ocupava o quarto ao lado do seu, o quarto 2046.

FESTIVAIS E PRÉMIOS
Festival de Cannes – Selecção Oficial em Competição
Prémios de Cinema de Hong Kong – Melhor Actor (Tony Chiu Wai Leung); Melhor Actriz (Ziyi Zhang); Melhor Fotografia; Melhor Direcção Artística; Melhor Guarda-Roupa; Melhor Banda Sonora

Título original: 2046
De: Wong Kar-Wai
Com: Li Gong, Takuya Kimura, Tony Leung Chiu Wai
Género: Drama, Romance, Ficção Científica
Classificação: M/12
Outros dados: China/FRA/ALE/Hong-Kong, 2004, Cores, 120 min.