6 + 13 + 20 + 27 ABR 2022 CICLO DE CINEMA
WIM WENDERS

06+13+20+27 ABR 2022
CICLO DE CINEMA

6 ABRIL | PARIS, TEXAS
13 ABRIL | AS ASAS DO DESEJO
20 ABRIL | LISBON STORY
27 ABRIL | PINA


SALA ESTÚDIO
21:30

BILHETES
3€

PARIS, TEXAS
Distinguido com o Grande Prémio na edição do Festival de Cannes de 1984, “Paris, Texas” conta a história de um homem que sofre de amnésia (Harry Dean Stanton) e da sua luta para reconstruir uma vida feita em pedaços. Travis regressa a Paris, no estado do Texas, ao fim de quatro anos. O seu irmão, Walt, reencontra uma figura suja, vestindo roupas gastas, sem memória, magro e mudo. Uma das únicas coisas de que Travis se lembra é de a sua mãe lhe ter dito onde ela e o seu pai fizeram amor pela primeira vez. A partir dos fragmentos, Travis vai tentar reconstruir o puzzle desfeito em que a sua vida se tornou.

Título original: Paris, Texas
De: Wim Wenders
Com: Dean Stockwell, Harry Dean Stanton, Sam Shepard, Nastassja Kinski
Género: Drama
Classificação: M/12
Outros dados: ALE/FRA/GB, 1984, Cores, 147 min.

FESTIVAIS E PRÉMIOS
Festival de Cannes 1984 – Palma de Ouro; Prémio FIPRESCI; Prémio do Júri Ecuménico
BAFTA 1985 – Melhor Realização
Golden Globes 1985 – Nomeação para Melhor Filme Estrangeiro

AS ASAS DO DESEJO
Na Berlim fria e devastada do pós-guerra, um batalhão de anjos vela pelas almas perdidas que sofrem em silêncio. Entre a guarda divina estão os anjos Damiel (Bruno Ganz) e Cassiel (Otto Sander). Os dois observam o dia-a-dia dos seres humanos com curiosidade e admiração mas, no fundo, desejam viver as suas experiências, sentir as suas emoções – o que a condição de anjos não lhes permite. Um dia, Daniel fica encantado ao ver uma bela trapezista de circo, Marion (Solveig Dommartin), e apaixona-se por ela. Para poder tocá-la, tem de deixar de ser anjo e tornar-se humano, perdendo para sempre a sua imortalidade. Para ajudá-lo aparece Peter Falk, um anjo caído que soube fazer a transição entre os dois mundos. “As Asas do Desejo” narra a disputa entre o divino e o efémero, com uma lentidão poética pontuada por imagens a cores e preto e branco, que valeu a Wim Wenders a Palma de Ouro em Cannes.

Título original: Der Himmel über Berlin
De: Wim Wenders
Com: Bruno Ganz, Otto Sander, Peter Falk, Solveig Dommartin
Género: Drama
Classificação: M/12
Outros dados: FRA/ALE, 1987, Cores e P/B, 127 min.

FESTIVAIS E PRÉMIOS
Festival de Cannes – Prémio de Realização
Sindicato Francês de Críticos de Cinema – Melhor Filme Estrangeiro
Césares – Nomeação para Melhor Filme Estrangeiro
European Film Awards – Melhor Realizador, Melhor Actor Secundário
German Film Awards – Melhor Filme, Melhor Fotografia
BAFTA – Nomeação para Melhor Filme Estrangeiro
Independent Spirit Awards – Melhor Filme Estrangeiro
Associação de Críticos de Cinema de Nova Iorque – Melhor Fotografia
LISBON STORY
Debaixo de um monte de cartas está um lacónico, porém imperativo, telegrama: o engenheiro de som Philip Winter tem que viajar até Lisboa para ajudar o seu amigo Friedrich Monroe, que está a rodar um filme naquela cidade.
Com um pé engessado, Winter atravessa a Europa de norte a sul até chegar à capital portuguesa, só que já é um pouco tarde demais: Friedrich desapareceu. Na grande casa onde vivia, o realizador não deixou mais do que uma película inacabada, imagens sem som recolhidas nas ruas de Lisboa com uma velha câmera de filmar, como a de Buster Keaton em “The Cameraman”.
Pacientemente, Winter decide pôr o som nas imagens: encantado com a cidade, deambula pelas ruas de microfone na mão, atrás das filmagens do amigo. Entretanto conhece os Madredeus e a sua bela cantora, Teresa, a que Winter não fica indiferente. O grupo tinha alojado o cineasta e, antes deste partir, tinha mesmo chegado a compor a música para o seu filme. Winter trava ainda conhecimento com o realizador Manoel de Oliveira com quem fala de Deus, da arte e do cinema. Só que de Friedrich, nem rasto. Talvez se tenha aventurado por bairros mal afamados. Pelo menos é isso que Winter acaba por pensar quando um ladrão foge com o seu dinheiro.
Filmado inteiramente em Portugal e na cidade de Lisboa, o filme resulta de um convite feito ao realizador a propósito de Lisboa ´94 – Capital Europeia da Cultura.

Título original: Lisbon Story
De: Wim Wenders
Com: Canto e Castro, Manoel de Oliveira, Patrick Bauchau, Rüdiger Vogler, Teresa Salgueiro, Vasco Sequeira
Outros dados: ALE/POR, 1994, Cores, 100 min., M/12

PINA
Uma homenagem a Pina Bausch (1940-2009) pelo aclamado realizador Wim Wenders com coreografia da companhia Tanztheater Wuppertal a partir da obra da coreógrafa alemã. Traçado à volta de “A Sagração da Primavera”, “Café Müller”, “Kontakthof” e “Vollmond”, as quatro mais famosas peças da coreógrafa, o filme leva-nos numa viagem às profundezas da arte da dança, tendo como cenário a cidade de Wuppertal, Alemanha, que Pina Bausch escolheu para viver os últimos 35 anos da sua vida e que Wenders quis que se tornasse, ela mesma, uma personagem da história a contar.
Seleção Oficial Festival de Cinema de Berlim

Título original: Pina
De: Wim Wenders
Género: Documentário
Classificação: M/12
Outros dados: FRA/ALE, 2011, Cores, 103 min., M/12