10 JUN 2023 MÚSICA
TIAGO NACARATO + SOCIEDADE FILARMÓNICA OURIENSE

10 JUN 2023
MÚSICA

SALA PRINCIPAL
21:30

BILHETES
10€ (descontos aplicáveis)


BILHETES COM DESCONTO
8€

(desconto JOVEM para menores 30 anos; desconto SÉNIOR para maiores 65 anos; desconto FAMÍLIAS para famílias de 3 ou mais elementos com adulto(s) e criança(s) até aos 12 anos; desconto CULTURAL para alunos e professores de Conservatórios, Academias, Escolas de Artes e Ensino Superior Artístico)

Para celebrar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, a Sociedade Filarmónica Ouriense apresenta-se em concerto com a sua formação de Banda Sinfónica acompanhada pelo seu Ensemble de Cordas - Ouriensemble, para mais um espetáculo que visa homenagear as culturas musicais de Portugal e Brasil, tendo o privilégio de acompanhar o fantástico artista e divulgador da Língua Portuguesa – Tiago Nacarato.
O concerto contará com músicas e letras de Tiago Nacarato, Hermano Tomaz da Silva e Vinicius de Moraes.
Os arranjos musicais e a Direção Musical estão a cargo do Maestro João Paulo Fernandes.



Tiago nacarato

Tiago Nacarato é um dos cantautores mais completos e coerentes da música portuguesa atual, a quem se vaticina uma longa e sólida carreira. Conta já com digressões europeias, brasileiras e em território nacional, afirmando-se, assim, como um dos mais relevantes artistas portugueses contemporâneos.
Aos 18 anos Tiago Nacarato decidiu investir na sua educação musical, inscrevendo-se na escola de música Valentim de Carvalho onde teve aulas de canto, guitarra, treino auditivo, teoria musical e combo.
Durante esse período surgiram as primeiras oportunidades, sendo que um dos marcos mais importantes vem na sequência de um convite de Pedro Cardoso (Peixe dos Ornatos Violeta), seu professor na altura, para integrar uma orquestra de guitarras e baixos elétricos, projeto esse que pisou palcos como Serralves em Festa, Hard Club ou Casa da Música.
O regresso às raízes brasileiras acontece uns anos depois quando se junta à Orquestra Bamba Social como vocalista, um projeto que reúne músicos luso-brasileiros residentes no Porto e que presta tributo a vários clássicos da música brasileira, recriando-os e acrescentando novas sonoridades. Juntos já lançaram Sorria ou Na Fé, tema que dá nome ao primeiro álbum de originais da banda.
Lugar Comum, o disco de estreia editado em outubro de 2019, levou-o novamente aos concertos no Brasil e trouxe-o de volta para atuar nos palcos de alguns dos maiores festivais nacionais, como o MEO Marés Vivas, NOS Alive ou Festival F. O disco que causou furor no panorama nacional contava como os êxitos como A Dança ou Só Me Apetece Dançar, em parceria com Ana Bacalhau.
Em 2022 editou Peito Aberto, segundo álbum de originais, que lhe valeu concertos novamente no Brasil, mas também em Inglaterra e em Itália. Recebeu, ainda, o prémio Andrea Parodi para Albo D’Oro [Álbum de Ouro].
BANDA SINFÓNICA SFO

FLAUTAS
Clara Pinto, Filipa Pereira, Inês Vieira
OBOÉS
Eugénia Lopes, Mariana Oliveira, Mariana Flores
FAGOTE
Micaela Silva
CLARINETES
Sérgio Flores, Léa Moço, Sandrina Torres, Celeste Rosa, Marta Lopes, Virgínia Vieira, Daniela Gonçalves, Eduarda Gonçalves, Rafaela Chaínho, Eduarda Vieira (Cl. Baixo)
SAXOFONES
Tomás Martin, Ana Pinto, Patrícia Lopes, Duarte Oliveira, Luís David, Alda Seipião, Daniela Calisto
TROMPAS
Sebastião Pereira, Ana Marcelino, José Francisco
TROMPETES
José Carlos Pinto, Matilde Silva, Miguel Silva, Fabiana Pereira, Vítor Gonçalves, Gabriel Sousa, Maria Antónia Fernandes, Margarida Reis
TROMBONES
António Pereira, José Dias, Francisco Santos, Alexandre Gonçalves, Vítor Baptista
EUFÓNIOS
Fábio Moço, João Silva
TUBAS
André Lopes, Agostinho Oliveira, Samuel Santana
PERCUSSÃO
Gonçalo Flores, Paulo Frias, João Maria Reis, Tiago Paulino, Gonçalo Santos, Cristiano Chaínho, Leonardo Gonçalves, Sónia Silva

OURIENSEMBLE
VIOLINOS
Maria João Fernandes, Madalena Lopes, Carlos Ferreiro, Sofia Carreira, Beatriz Pereira, Sofia Rivero, Bernardo Pereira, Francisco Cruz, Ana Melina, Clara Pereira
VIOLAS
Ana Sofia Saraiva, Lara Paulo
VIOLONCELOS
Inês Alves, Mariana Gameiro
CONTRABAIXO & VIOLA BAIXO
Fábio Pascoal

MAESTRO

João Paulo Fernandes

DIREÇÃO

Carlos Seipião, Alfredo Silva, Renato Serra, José Luís, Fernanda Silva


Classificação Etária

M/6 anos

Duração
75 minutos