ESTREIA NACIONAL

06 ABR 2024
TEATRO
TERMINAL (O ESTADO DO MUNDO)
INÊS BARAHONA + MIGUEL FRAGATA | FORMIGA ATÓMICA

ESTREIA NACIONAL

06 ABR 2024
TEATRO

SALA PRINCIPAL
21:30

BILHETES
7,5€ (descontos aplicáveis)



BILHETES COM DESCONTO
6€
(desconto JOVEM para menores 30 anos; desconto SÉNIOR para maiores 65 anos; desconto FAMÍLIAS para famílias de 3 ou mais elementos com adulto(s) e criança(s) até aos 12 anos; desconto CULTURAL para alunos e professores de Conservatórios, Academias, Escolas de Artes e Ensino Superior Artístico)

"Terminal" aponta para uma ideia de fim, como uma “doença terminal", mas aponta também para uma ideia de ligação para outra coisa, outra dimensão, como é o caso do “terminal rodoviário”, por exemplo. Se queremos concentrar-nos, por um lado, nessa ideia da morte de uma certa visão da humanidade, que se encontra na devastação da natureza por toda a parte – essa festa despudorada do ser humano enquanto tudo arde -, queremos também atravessar o "terminal" para o futuro, procurando vislumbrar uma nova cosmogonia a emergir por força da ameaça da extinção humana. Que faremos quando tudo arde?

Tomando o Teatro pelo Mundo, destruindo-lhe as paredes e colocando-o em estado de sítio, que lugar encontraremos? O que poderá significar a perda de biodiversidade, a escassez de água? Haverá palavras? Alguém na plateia?
Terminal (O Estado do Mundo) é o segundo espectáculo de um díptico em torno da crise climática iniciado em 2021 com O Estado do Mundo (Quando Acordas) e foi precedido por um extenso processo de pesquisa no território ao longo do ano de 2023.
FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA

Encenação
Miguel Fragata
Texto
Inês Barahona e Miguel Fragata
Interpretação
Anabela Almeida, Carla Galvão, Miguel Fragata, Vasco Barroso e (música ao vivo) Hélder Gonçalves e Manuela Azevedo
Música original
Hélder Gonçalves
Cenografia
Eric da Costa
Desenho de luz
Rui Monteiro
Figurinos
José António Tenente
Assistência de encenação
Beatriz Brito
Produção
Formiga Atómica
Co-produção
Centro Cultural do Cartaxo, Cine-Teatro São Pedro de Alcanena, Lavrar o Mar, Teatro Municipal de Ourém, Teatro Nacional Dona Maria II, Teatro Nacional São João, Teatro Virgínia, Teatro Viriato, Trigo Limpo teatro ACERT, Théâtre du Point du Jour


Classificação etária
M/14

Duração
90 minutos