25+26 JUL 2021 ATIVIDADE PARA FAMÍLIAS + TEATRO FíSICO E MÚSICA
TAGUELINHO
CATARINA MOURA E LUÍS PEDRO MADEIRA

SALA ESTÚDIO

25 JUL
FAMÍLIAS

11:00 2€/CRIANÇA
ATÉ AOS 12 ANOS

26 JUL
PÚBLICO ESCOLAR

10:00+14:30

M/3
DURAÇÃO 45 MIN.



CRIAÇÃO E INTERPRETAÇÃO
CATARINA MOURA E LUÍS PEDRO MADEIRA
DIREÇÃO MUSICAL
LUÍS PEDRO MADEIRA
CENOGRAFIA E ADEREÇOS CATARINA MOURA E LUÍS PEDRO MADEIRA
FIGURINOS
CATARINA MOURA E CELESTE (COSTUREIRA)
COMPOSIÇÃO E ILUSTRAÇÕES DOS VIDEOS
LUÍS PEDRO MADEIRA
VÍDEO
LUÍS PEDRO MADEIRA E EDUARDO PINTO
TÉCNICO DE LUZ E VÍDEO
EDUARDO PINTO
PRODUÇÃO
TALEGUINHO
APOIO À CRIAÇÃO
A ESCOLA DA NOITE - TEATRO DA CERCA DE SÃO BERNARDO

Sinopse

Cantigas como pedacinhos de tecido, cosidas umas às outras como se fossem dias e noites. Ou como se fossem vidas. Diz a mãe à filha que “esta cantiga de embalar que te cantei há pouquinho, cantava-ma a mim a minha mãe como a mãe dela lha cantava”. Cantigas são, mas são também adivinhas, provérbios e trava-línguas, dizeres – uns – com cara de quem já foi mouro, outros que são passos de judeus. Cantigas, adivinhas, provérbios e trava-línguas que são daqui e dali, de agora e de há tanto tempo, como mosaicos de pano que o tempo teceu e a vida coloriu, memórias de gente antiga. A tingir de vozes os tempos que hão de vir.
Costurar cantigas e histórias, uma performance artística que proporciona uma experiência de contacto com o património imaterial tradicional, permitindo às crianças, pais e educadores, o alargamento dos conhecimentos sobre a música tradicional. Através de histórias cantadas, as crianças terão a oportunidade de escutar ao vivo, num alinhamento recheado de temas tradicionais, contado e cantados| canções, histórias, lenga-lengas, do aqui e do agora, interpretadas pelos personagens da Costureira e do Alfaiate de Canções.
Em cada um dos concertos, a sonoridade dos instrumentos tradicionais estará presente, bem como um cenário e adereços construídos propositadamente para cada uma das temáticas. Pretende-se que seja uma experiência de cumplicidades, onde os sons, as palavras, os gestos, as imagens e os silêncios a todos surpreendam.