21 OUT 2023 DANÇA
TAKE
SÃO CASTRO E ANTÓNIO CABRITA | COMPANHIA INSTÁVEL

21 OUT 2023
DANÇA

SALA PRINCIPAL
21:30

BILHETES
7,5€ (descontos aplicáveis)


BILHETES COM DESCONTO

6€

(desconto JOVEM para menores 30 anos; desconto SÉNIOR para maiores 65 anos; desconto FAMÍLIAS para famílias de 3 ou mais elementos com adulto(s) e criança(s) até aos 12 anos; desconto CULTURAL para alunos e professores de Conservatórios, Academias, Escolas de Artes e Ensino Superior Artístico)

Sendo o som, uma poderosa ferramenta narrativa, tem o poder de conduzir as pessoas pelas histórias, dar-lhes contexto, reforçar conceitos e ativar modos de ver/observar. O primeiro impacto de algo é sempre visual, mas a combinação entre visão e audição, unifica qualquer experiência, onde um reforça e eleva o outro. A presença do som na indústria cinematográfica, veio definir todo o conceito de um filme, adicionando camadas que completam a história e lhe confere realismo. Os recursos sonoros e o sound design permitem mergulhar no ambiente que se deseja, atuando diretamente em território emocional e psicológico, com um poder manipulador sobre a forma como acompanhamos e interpretamos uma história. Nas artes performativas esta relação é recorrentemente abordada e explorada, mas é no cinema que esta relação se torna crucial e significativa, pela capacidade de provocar experiências imersivas, aproximar o público do real e apelar ao subconsciente.
Nesta peça coreográfica queremos usar o design do som como condutor da relação entre os corpos, sustentando um cenário criativo e influenciando uma atmosfera narrativa, criada através de um guião composto por cenas que poderão ter ou não uma sequência lógica.
A estrutura coreográfica como se de cenas de cinema (takes) se tratasse e o som como extensão dramatúrgica, quer do corpo quer da narrativa. O nosso objetivo é estender o espaço físico em que a ação e o som ocorrem, criando diálogos entre o que se ouve e o que se vê - ou não se vê (uma memória, um local). O som possui uma história em si e o corpo procura incessantemente por uma história.

ESTREIA NACIONAL

COPRODUÇÃO

TEATRO MUNICIPAL DO PORTO + TEATRO AVEIRENSE


INSTÁVEL – CENTRO COREOGRÁFICO

A Instável – Centro Coreográfico constitui um espaço vivo e informal, por onde passam múltiplos criadores e intérpretes, numa lógica de incubadora. Fundada em 1999, dedica-se às áreas da criação artística, formação, difusão e apoio a criadores, pesquisa e desenvolvimento de públicos. Com uma estrutura que se redefine a cada criação, a Companhia Instável convida anualmente, um coreógrafo de renome internacional para criar uma obra original.
FICHA ARTÍSTICA

SÃO CASTRO e ANTÓNIO M CABRITA
conceito, direção e coreografia 
SARAH PROCISSI
composição musical 
INSTÁVEL – CENTRO COREOGRÁFICO
produção 
RITA SANTOS
produção executiva 
CENTRO CULTURAL DE BELÉM
apoio 
TEATRO VIRIATO
apoio à residência 


TOMÁS LARANJO
fotografia


Classificação etária
M/6

Duração
60 minutos