21 + 22 OUT 2022 DANÇA
SUBLINHAR
POR MARTA CERQUEIRA

21 + 22 OUT 2022
DANÇA

21 OUT | 10:00
PÚBLICO ESCOLAR
22 OUT | 11:00
2€ CRIANÇA + 4€ ADULTO

SALA PRINCIPAL

Para se escrever a palavra SubLinhar é preciso um ponto e traçar linhas com a mão. Para se falar a palavra SubLinhar é preciso que um conjunto de sons saia da nossa boca. Mas há quem seja de poucas palavras… E o que é que acontece quando ficamos sem palavras? Se retirarmos Linha à palavra Sub(Linha)r podemos usá-la para desenhar no espaço, insinuar formas, acentuar movimentos, definir direções ou percursos que nos levam a mudar de lugar, fazer perguntas ao mundo e crescer.

MARTA CERQUEIRA

Com uma sólida formação em dança clássica e moderna completou o curso de formação de bailarinos da Escola de Dança do Conservatório Nacional, Lisboa/2001. Na qualidade de bolseira do IPAE desenvolveu um programa de estudos em Nova York; prosseguindo a sua formação em Berlim e Lisboa onde frequentou o Curso de Coreografia da Fundação Calouste Gulbenkian.
Desde cedo fez notar o interesse em abordagens multidisciplinares: COLINA04(PT), Point to Pointe Program, 4th Asia- Europe Dance Forum/06(PL) tendo trabalhado como intérprete e em cocriação com diversos coreógrafos e encenadores, apresentando-se em Portugal, Espanha, França, Suiça, Alemanha, Holanda, Croácia, Sérvia, Grécia, Líbano, Suécia, Noruega, Finlândia, Polónia, Escócia, Canadá, Argentina e Brasil.
Destaca o trabalho em colaboração com os seguintes coreógrafos: Maria Ramos, Luís Guerra, Sofia Dias & Vítor Roriz, como assistente no projeto Prisão de Marlene Monteiro Freitas e a reposição da peça Tecedura do Caos de Tânia Carvalho para a Companhia Nacional de Bailado (CNB/PT).
Apoiada pela Fundação GDA, conclui o curso de certificação para professores do método DanceAbility orientado por Alito Alessi,Lisboa/2017.
Criou: MUTE, um solo de dança em parceria com o compositor e artista visual João Bento.
SubLinhar, espetáculo de dança contemporânea para crianças, peça selecionada pelo Aerowaves Twenty21.
Interessada na prática da composição, aplicada não só ao corpo humano mas também a outros materiais/ matérias possíveis de coreografar.
Tem vindo a desenvolver o seu interesse por formatos próximos às artes visuais, nomeadamente no contexto do “Dança de Materiais Inertes” (2016-2021) uma coleção de instalações e espetáculos que assina em parceria com o pianista e compositor Simão Costa.
FICHA TÉCNICA

Criação e Interpretação

Marta Cerqueira
Cocriação
Inês Campos
Objetos
João Calixto
Luz
Cárin Geada
Operação de luz
Pedro Cunha
Música
Simão Costa
Figurino
Benedetta Maxia
Difusão
Materiais Diversos
Coprodução
LU.CA Teatro Luís de Camões, Materiais Diversos, Teatro Municipal do Porto/ Festival DDD - Dias da Dança
Residências Artísticas e espaço de ensaio
Estúdios Victor Córdon/Em Trânsito, Teatro Maria Matos, Centro Cultural do Cartaxo, SMUP, Teatro da Voz/Eira, Pró-Dança.
Agradecimentos
Ricardo Tabosa, Tiago Cerqueira

Classificação Etária
m/6 anos (espetáculo para crianças e famílias)

Duração
50 min