Para se escrever a palavra SubLinhar é preciso um ponto e traçar linhas com a mão. Para se falar a palavra SubLinhar é preciso que um conjunto de sons saia da nossa boca. Mas há quem seja de poucas palavras… E o que é que acontece quando ficamos sem palavras? Se retirarmos Linha à palavra Sub(Linha)r podemos usá-la para desenhar no espaço, insinuar formas, acentuar movimentos, definir direções ou percursos que nos levam a mudar de lugar, fazer perguntas ao mundo e crescer.
21 + 22 OUT 2022 DANÇA
SUBLINHAR
POR MARTA CERQUEIRA
21 + 22 OUT 2022
DANÇA
21 OUT | 10:00
PÚBLICO ESCOLAR
22 OUT | 11:00
2€ CRIANÇA + 4€ ADULTO
SALA PRINCIPAL
MARTA CERQUEIRA
Com uma sólida formação em dança clássica e moderna completou o curso de formação de bailarinos da Escola de Dança do Conservatório Nacional, Lisboa/2001. Na qualidade de bolseira do IPAE desenvolveu um programa de estudos em Nova York; prosseguindo a sua formação em Berlim e Lisboa onde frequentou o Curso de Coreografia da Fundação Calouste Gulbenkian.
Desde cedo fez notar o interesse em abordagens multidisciplinares: COLINA04(PT), Point to Pointe Program, 4th Asia- Europe Dance Forum/06(PL) tendo trabalhado como intérprete e em cocriação com diversos coreógrafos e encenadores, apresentando-se em Portugal, Espanha, França, Suiça, Alemanha, Holanda, Croácia, Sérvia, Grécia, Líbano, Suécia, Noruega, Finlândia, Polónia, Escócia, Canadá, Argentina e Brasil.
Destaca o trabalho em colaboração com os seguintes coreógrafos: Maria Ramos, Luís Guerra, Sofia Dias & Vítor Roriz, como assistente no projeto Prisão de Marlene Monteiro Freitas e a reposição da peça Tecedura do Caos de Tânia Carvalho para a Companhia Nacional de Bailado (CNB/PT).
Apoiada pela Fundação GDA, conclui o curso de certificação para professores do método DanceAbility orientado por Alito Alessi,Lisboa/2017.
Criou: MUTE, um solo de dança em parceria com o compositor e artista visual João Bento.
SubLinhar, espetáculo de dança contemporânea para crianças, peça selecionada pelo Aerowaves Twenty21.
Interessada na prática da composição, aplicada não só ao corpo humano mas também a outros materiais/ matérias possíveis de coreografar.
Tem vindo a desenvolver o seu interesse por formatos próximos às artes visuais, nomeadamente no contexto do “Dança de Materiais Inertes” (2016-2021) uma coleção de instalações e espetáculos que assina em parceria com o pianista e compositor Simão Costa.
Desde cedo fez notar o interesse em abordagens multidisciplinares: COLINA04(PT), Point to Pointe Program, 4th Asia- Europe Dance Forum/06(PL) tendo trabalhado como intérprete e em cocriação com diversos coreógrafos e encenadores, apresentando-se em Portugal, Espanha, França, Suiça, Alemanha, Holanda, Croácia, Sérvia, Grécia, Líbano, Suécia, Noruega, Finlândia, Polónia, Escócia, Canadá, Argentina e Brasil.
Destaca o trabalho em colaboração com os seguintes coreógrafos: Maria Ramos, Luís Guerra, Sofia Dias & Vítor Roriz, como assistente no projeto Prisão de Marlene Monteiro Freitas e a reposição da peça Tecedura do Caos de Tânia Carvalho para a Companhia Nacional de Bailado (CNB/PT).
Apoiada pela Fundação GDA, conclui o curso de certificação para professores do método DanceAbility orientado por Alito Alessi,Lisboa/2017.
Criou: MUTE, um solo de dança em parceria com o compositor e artista visual João Bento.
SubLinhar, espetáculo de dança contemporânea para crianças, peça selecionada pelo Aerowaves Twenty21.
Interessada na prática da composição, aplicada não só ao corpo humano mas também a outros materiais/ matérias possíveis de coreografar.
Tem vindo a desenvolver o seu interesse por formatos próximos às artes visuais, nomeadamente no contexto do “Dança de Materiais Inertes” (2016-2021) uma coleção de instalações e espetáculos que assina em parceria com o pianista e compositor Simão Costa.