14 FEV 2026 MÚSICA
RICARDO RIBEIRO + SOCIEDADE FILARMÓNICA OURIENSE
FESTIVAL MONTEPIO ÀS VEZES O AMOR
Com mais de um século de história, a Sociedade Filarmónica Ouriense tem sido escola, ponto de encontro e motor cultural do concelho de Ourém. Neste concerto, cruza o seu percurso com a voz de Ricardo Ribeiro, num encontro que aproxima património local e criação artística contemporânea.

Reconhecido como uma das vozes maiores do fado atual, Ricardo Ribeiro construiu um caminho singular entre o respeito pela tradição e a procura constante de novos territórios musicais. Neste espetáculo, o diálogo entre a formação filarmónica e o fado cria um espaço raro de escuta e partilha, onde diferentes práticas musicais se encontram e se valorizam mutuamente.

Integrado na programação do Festival Montepio Às Vezes o Amor, este concerto afirma a música como lugar de identidade coletiva, ligação entre gerações e encontro entre públicos diversos. Uma noite onde a memória, a emoção e a força comunitária da música se tornam centrais.

RICARDO RIBEIRO

A voz “uma vez ouvida, jamais esquecida” de Ricardo Ribeiro é um dos nomes incontornáveis do Fado contemporâneo. Nascido e criado no Bairro da Ajuda, começou a cantar aos 9 anos de idade. Passou por várias casas de Fado, algumas nas quais ainda faz presença mensalmente.
Em 2023, edita “Terra Que Vale O Céu”, álbum que marca o regresso de Ricardo Ribeiro aos Fados depois de uma incursão por músicas do mundo em 2019, com Respeitosa Mente. Este disco arrecada o prémio de Melhor Álbum de Fado nos PLAY - Prémios da Música Portuguesa 2024.
Em 2025, surge com uma nova imagem e um novo projecto que começa pela edição do single “Má Sorte”, a 6 de Junho. Esta canção, feita em colaboração com o produtor Agir, nasce das suas raízes no fado e world music, e ganha corpo com uma produção musical contemporânea. A sua sonoridade é familiar a quem conhece o fado de Ricardo Ribeiro, mas ao mesmo tempo surpreende até os seus mais fi éis ouvintes. A nova etapa de Ricardo Ribeiro, que dá os primeiros passos em “Má Sorte” e promete mais novidades, explora as suas diferentes identidades musicais e culturais através da temática da dualidade, das duas faces de uma mesma moeda.
Com uma voz que nos faz encarar a vida e a morte num só fôlego, Ricardo Ribeiro continua a marcar o seu caminho num meio-termo entre o fado tradicional e o futuro do estilo.
Classificação Etária
M/6

Duração
90 minutos