03 ABR 2025 TEATRO
PROJETO AURORA
INÊS MELO | RAIAR-LABORATÓRIO CRIATIVO

03 ABR 2025
TEATRO

SALA PRINCIPAL
11:00 + 14:00

PÚBLICO ESCOLAR


PROGRAMAÇÃO INTEGRADA NA FESTA DO LIVRO DE OURÉM 2025

E se ninguém tivesse acreditado que a Liberdade e a Democracia mereciam o seu sacrifício?

Há coisas muito importantes que não vêm nos livros da Escola, mas que não devem ficar por contar. A história de Aurora Rodrigues na PIDE é uma delas.
Aurora é a mulher portuguesa que esteve mais dias na tortura do sono. Tinha 21 anos quando foi detida e levada para Caxias. Antes de 1974, a polícia política do Regime prendia para investigar e a tortura era o método mais eficaz durante os interrogatórios.
Aurora sobreviveu a mais de 380 horas de tortura. Foi ostensivamente humilhada, agredida, espancada, torturada e massacrada por lutar contra a Ditadura e defender o fim da Guerra Colonial. Resistiu. Acreditou, até ao fim, que a Liberdade e a Democracia mereciam o seu sacrifício.
E nós? Será que honramos o privilégio de termos nascido livres?

Durante 70 minutos vamos relembrar – na pele – o que acontecia dentro das prisões políticas e abrir o debate para repensarmos sobre os nossos direitos e liberdades. Hoje, mais de cinquenta anos depois, será que sabemos o valor da Liberdade?

O PROJETO AURORA é uma homenagem a Aurora Rodrigues e a todas e todos os presos políticos que lutaram para que, hoje, cada um de nós possa ser, sonhar e fazer o que quiser. Cabe-nos, a todos, honrar Abril.
FICHA ARTÍSTICA

Investigação, Texto, Criação e Interpretação
Inês Melo
Assistência de Encenação e Direção de Cena
Ricardo Denzel
Cenografia e Figurinos
Inês Melo
Sonoplastia
Ricardo Drone
Desenho de luz
Gi Carvalho
Apoio à Criação
RAIAR – Laboratório Criativo, Museu Agrícola de Riachos, Casa de Giz – Concept Store e 25 de abril em movimento
Direção de Produção
Daniela Sampaio

Uma Produção RAIAR – Laboratório Criativo com Circulação financiada por República Portuguesa – Cultura / Direção Geral das Artes e Comissão Comemorativa 50 anos do 25 de Abril ao abrigo do Programa Arte pela Democracia


Classificação Etária

M/14

Duração
70 min.