15 + 16 + 17 + 18 + 19 DEZ 2025 TEATRO
PINÓQUIO
TEATROESFERA

15 + 16 + 17 + 18 + 19 DEZ 2025
TEATRO

SALA PRINCIPAL
10:00 + 14:00

PÚBLICO ESCOLAR

No espetáculo musical "Pinóquio" Fernando Gomes reinterpreta a clássica fábula de Carlo Collodi explorando não apenas a jornada de um menino de madeira em busca de transformação, mas também as complexidades da natureza humana, da moralidade e do crescimento pessoal. A narrativa segue Pinóquio, uma marioneta que ganha vida e se vê diante de um mundo repleto de dilemas éticos, amizades transitórias e a busca incessante por aprovação. Ao longo de sua jornada, ele enfrenta figuras emblemáticas, como o sábio Grilo Falante, que simboliza a consciência e a razão, e a figura intrigante da Fada Azul, representando os valores de amor e esperança. O espetáculo utiliza uma rica estética visual e uma linguagem poética para discutir a dualidade do ser humano: a luta entre a ingenuidade e a sabedoria, entre o desejo de liberdade e as consequências das escolhas. As experiências de Pinóquio — desde as tentações que enfrenta até às suas falhas e aprendizagens — tornam-se uma metáfora para a jornada de todo o público em busca de identidade e propósito. 
Além das interações cativantes e dos momentos de humor, "Pinóquio" provoca reflexões sobre a veracidade, a mentira e o significado do que é ser "humano". 
Esta abordagem multidimensional do conto cativa tanto crianças quanto adultos, permitindo uma apreciação profunda das lições que transcendem gerações: a importância da honestidade, o valor da educação e do conhecimento, as consequências das próprias escolhas, a importância da responsabilidade, valores sobre amizade e lealdade, a transformação interior e a resiliência. A esta adaptação de Fernando Gomes o qual se junta o elenco “da casa” com música original de Quim, será um espetáculo que promete uma experiência imersiva que combina arte, poesia e emoção, redescobrindo o valor intrínseco da sinceridade, do amor e da busca pelo conhecimento.
FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA

Autor
Carlo Collodi
Adaptação e Encenação
Fernando Gomes
Interpretação
Ana Landum, David Mesquita, Isabel Ribas, Jorge Estreia, Tiago Ribas
Orquestrações
Quim Tó
Assistência de encenação Adriana Ribas
Cenografia
Fernando Gomes, Marta Fernandes da Silva
Figurinos
Ana Landum, Fernando Gomes
Desenho de luz
El Duplo
Operação som e luz
Adriana Ribas
Design gráfico
Alexandre Antunes
Execução cenário e adereços
Marta Fernandes da Silva, Ricardo Trindade
Costureira
Maria das Dores Landum
Gestão redes sociais
Sougon, Ana Landum
Produção
Leandro Rodrigues Gouveia, Hermínia Melo


Classificação Etária

M/3

Duração
60 min.