02 DEZ 2025 MÚSICA
PÁSSAROS & COGUMELOS
JOANA GAMA

02 DEZ 2025
MÚSICA

SALA PRINCIPAL
10:00 + 11:00

PÚBLICO ESCOLAR

Tudo está em Tudo, disse o filósofo grego Anaxágoras. Por isso, falar em árvores é falar em pessoas, e falar em pessoas é falar em árvores. As árvores, seres aparentemente silenciosos e imóveis, estabelecem muitas relações, sem as quais não viveriam e sem as quais nós não poderíamos viver. Também ajudam os pássaros e os cogumelos e, através deles, expandem-se por quilómetros e quilómetros, de uma forma difícil de imaginar. A propósito deste trio - árvores, pássaros e cogumelos -, podemos falar sobre muita coisa… Podemos falar de amizade, de ajuda, de comida, de música, de curiosidade, do vento ou de esquecimentos que dão frutos - literalmente! Já agora: se tudo está em tudo, onde é que entra o toy piano?

JOANA GAMA 

Joana Gama (Braga, 1983) é uma pianista portuguesa que se desdobra em múltiplos projetos quer a solo, quer em colaborações nas áreas do cinema, da dança, do teatro, da fotografia e da música. Doutorada pela Universidade de Évora, prossegue as suas investigações enquanto membro do CESEM. A sua discografia está presente nas editoras Shhpuma, Room40, mpmp, Pianola, Grand Piano, Boca/Douda Correria e Holuzam. Esta é a sua terceira criação para o público mais jovem, depois de “Nocturno” (co-criação com Victor Hugo Pontes) e “Eu gosto muito do Senhor Satie”. Em 2022, estreou “Pássaros & Cogumelos”, o segundo capítulo do trabalho começado com “As árvores não têm pernas para andar”. Encontra-se a preparar o terceiro capítulo desta trilogia, que irá intitular-se “E as flores?”, e cujo trabalho inicial será inicialmente desenvolvido na Ilha da Madeira, com uma Bolsa de Criação Artística, atribuída pela Câmara Municipal do Funchal.
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Criação e interpretação
Joana Gama
Música original
João Godinho
Ilustrações e cenário
Francisco Eduardo
Design de luz
Frederico Rompante

Apoio à residência artística
Fundação de Serralves, Ciclo da Frágua - Garantir Cultura e Santa Casa da Misericórdia do Porto.

Coprodução
Artemrede no âmbito do projeto Territórios Pertinentes com o apoio dos Municípios de Abrantes, Alcanena, Alcobaça, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras Apoio Centro 2020 | Programa Operacional Regional do Centro e Governo de Portugal – Ministério da Cultura/Direcção-Geral das Artes


Classificação etária

M/3

Duração
45 min.