20 + 21 MAI 2023 INSTALAÇÃO ARTÍSTICA + PERCURSO PERFORMATIVO
OBSERVATÓRIO DOS RIOS
COLECTIVO GUARDA RIOS
ODISSEIA NACIONAL DO TEATRO NACIONAL D. MARIA II

20 + 21 MAI 2023
INSTALAÇÃO ARTÍSTICA + PERCURSO PERFORMATIVO

PARQUE NATUREZA AGROAL

ACESSO GRATUITO

Observatório dos Rios consiste num conjunto de cenários, pequenas dramaturgias, jogos e ações desenvolvidas com a comunidade e que convidam a refletir sobre o que é um rio e a importância dos ecossistemas fluviais.
O resultado destes processos será apresentado num acampamento, instalação artística e conjunto de atividades à beira rio no Parque Natureza do Agroal, durante o fim de semana de 20 e 21 de Maio.
A água é fundamental para o planeta. Nela surgiram as primeiras formas de vida e a sua força esculpe vales e rios que possibilitam a evolução da vida terrestre. Desde a antiguidade símbolo de fertilidade, transformação, força e purificação, a água parece vir a ser um recurso cada vez mais difícil de gerir devido às mudanças que o planeta Terra atravessa e o modelo extrativista das atividades humanas. Mas, no entanto, os rios continuam a querer ser rios e a fazer aquilo que sempre fizeram.
Perguntemos então à grande enguia de prata que há milhares de anos concretiza umas das maiores migrações planetárias, o que ela terá de fazer para descer o rio e quais as peripécias que passou para o poder subir. Perguntemos sobre a longa viagem dos sedimentos e qual a sua influência sobre os ecossistemas, ou qual a razão de tantos episódios de cheias e secas extremas nas últimas décadas.
Entre o global e o local, o esotérico e o científico, este será um Observatório dos Rios cujo manifesto dependerá da participação de todos.

Sobre o ColeCtivo Guarda Rios

Guarda Rios é um coletivo de investigação e criação artística que reúne artistas visuais, performers e investigadores de diferentes áreas de conhecimento como a história da ciência e tecnologia ou a arqueologia.
Desde 2019 que este coletivo tem mapeado questões relacionadas com a gestão da água ou o impacto humano sobre os ecossistemas fluviais, e partilhado em eventos, exposições e atividades com público, percorrendo geografias que vão do interior ao litoral, de norte a sul, dos meios rurais aos centros urbanos.
Destacam-se os seguintes eventos e exposições: Ilustração à Vista – Desenhar um território, Ílhavo (2022); Fórum Antropoceno 2021 – Presidência Portuguesa da Comissão Europeia, Museu do Côa (2021); Não É Nada É Isto Tudo – Instituto, Porto e Appleton Box, Lisboa (2021); Sympósion, Tapada da Tojeira, Vila Velha de Ródão (2021); Anthropocene Campus Lisboa: Parallax, Culturgest Lisboa (2020); Chamar os pássaros, Lisboa Soa (2019).

Sobre o ATOS - Odisseia Nacional TNDMII

“Observatório dos Rios” integra o programa Atos no âmbito da “Odisseia Nacional” do Teatro Nacional D. Maria, em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian. Uma iniciativa que, em 2023, estará presente em todas as regiões de Portugal, com centenas de propostas agrupadas em cinco programas: Peças (espetáculos), Atos (projetos de participação), Frutos (atividades para o público escolar), Cenários (eventos de pensamento), Nexos (formação) — e ainda uma Exposição. Saiba mais em www.tndm.pt.
CALENDÁRIO

Atividade exploratória e apresentação do projeto
Domingo 23 Abril
16:00
Encontros Grupo Observatório dos Rios do Agroal
Ter 25 Abril
14:30 - 16:00
Qua 10 Maio
18:30 - 20:30
Sáb 13 e Dom 14 Maio
16:00 - 18:00
Qua 17 e Sex 19 Maio
18:30 - 20:30
Apresentação pública/ Acampamento (opcional *)
20 Maio
15:00 - 19:00
21 Maio
15:00 - 19:00

* (acampamento noturno no PNA inclui jantar, pequeno-almoço e almoço mediante inscrição obrigatória através do formulário disponível aqui

Mais informações através dos contactos: mediacao.tmo@cm-ourem.pt e 964 166 517.


EQUIPA

Criação e coordenação Francisco Pinheiro
Nuno Barroso
Apoio à dramaturgia
Joana Levi
Artistas e investigadores colaboradores
Álvaro Fonseca (microbiólogo)
Ana Braz (arqueóloga)
Ana Rita de Albuquerque (artista têxtil)
Ewelina Rosinska (realizadora)
Gustavo Ciríaco (coreógrafo e artista contextual)
Jaume Valentines-Álvarez (historiador das ciências e tecnologia)
João Ferro Martins (músico e artista visual)
Vanessa Badagliacca (curadora e investigadora)
Produção
Guarda Rios
Coprodução
Teatro Nacional D. Maria II em parceria com Fundação Calouste Gulbenkian
Apoio
Jornal Mapa, Umbigo Magazine