03 DEZ 2022 ÓPERA INFANTIL
O OLHO ESQUERDO DE JÚLIO VERNE
ÓPERA ISTO

03 DEZ 2022
ÓPERA INFANTIL

SALA PRINCIPAL
11:00

BILHETES
2€ POR CRIANÇA + 4€ POR ADULTO


ESPETÁCULO PARA FAMÍLIAS

O Sr. Júlio Verne tem uma mente tão irrequieta que sempre que franze o sobrolho esquerdo a imaginar novas aventuras, a sua cabeça voa imediatamente para esse lugar. Então, alguém desse mesmo lugar vem devolver-lhe a cabeça, como quem devolve um tesouro transviado. Mas essa cabeça é tão maravilhosa quanto desejada. E quando assim é, já se sabe: há haver um vilão mortinho por ficar com ela para sempre! A não ser que… não seja para sempre! Tendo sido o Sr. Júlio Verne um homem de teatro que escreveu canções e até libretos de opereta na fervilhante Paris do seu tempo, este espectáculo usa, quase na sua totalidade, música que ele poderá ter visto tocar com os seus próprios olhos (o direito e o… esquerdo!). É por isso que é pela música, pela opereta, pelo piano e pela sua vivacidade e poesia que somos convidados a viajar, sonhar e sair do nosso chão por alguns momentos.
É essa a nossa lição de hoje: há muito mais mundo do que o nosso pequeno, do dia-a-dia. O mundo é infinito! E uma cabeça é, uma cabeça é, UMA CABEÇA É ESSENCIAL!

O que é a Ópera ISTO…

Criada em 2011, pelos cantores e criadores Mário João Alves e José Lourenço, a Ópera ISTO é uma companhia de ópera essencialmente dedicada ao público infanto-juvenil e famílias e a sua actividade estende-se da criação e apresentação de espectáculos de ópera à realização de workshops e oficinas criativas e performativas. A Companhia colabora estreitamente com o Serviço Educativo da Casa da Música onde o seu primeiro espectáculo O que é uma Ária? e onde tem apresentado, desde aí, quase uma dezena de produções diferentes. Os seus espectáculos têm passado por variados espaços (auditórios, teatros municipais, bibliotecas, escolas) e na presente temporada apresenta-se no Teatro Nacional de São Carlos, Teatro das Figuras (Faro) Teatro Municipal da Póvoa de Varzim, Casa das Artes de Famalicão, Auditório Municipal de Tábua, Teatro Municipal de Vila Real, Quartel das Artes da Bairrada e Teatro José Lúcio da Silva em Leiria. Para além da Casa da Música, claro, onde estreou já em Janeiro de 2020 a nova criação O Olho Esquerdo de Júlio Verne.
FICHA TÉCNICA

Ideia Original e Dramaturgia
Mário João Alves
Criação
Ópera ISTO
Intérpretes
Gabriel Neves, Miguel Reis, Ângela Alves/Paulina Machado, Mário João Alves, João Tiago Magalhães
Música
Offenbach, Debussy, Sullivan, Chabrier
Outros Originais e Arranjos
Mário João Alves, Miguel Reis, João Tiago Magalhães
Piano
Tiago Magalhães
Guitarra
Miguel Reis
Desenho de Luz
Nuno Almeida
Direção de Cena
Ana Paula Sousa
Figurinos e Maquilhagem
Ana Nogueira
Cenografia e Adereços
Ópera Isto, Lurdes Gomes
Produção
Ópera Isto
Coprodução
Casa da Música
Apoios
Aki, Porto; Casa dos Fechos; FEPSA; Goafex; José Luis Pinheiro Coelho; Ombrotextil.

Classificação etária
M/3
Duração
55 minutos (sem intervalo)