NISTOO encenador e ator Pedro Penim apresenta NISTO e confessa uma paixão secreta que o leva muito longe pelo mar da Internet. Um vício inocente e obscuro que nunca revelou antes: a sua “coleção de ilhas”. Há muito que o encenador pesquisa, recolhe e sistematiza informação sobre diversas ilhas desabitadas e/ou remotas e esta criação pretende pôr em cena um discurso que possa dar pistas sobre este interesse pelo isolamento, a evasão e a demarcação do espaço.
Em Nisto, Pedro vai-nos levando como espectadores ao interior da mente de alguém que procura incessantemente e faz-nos pensar sobre as nossas próprias obsessões. O que fazemos em segredo nos nossos computadores quando ninguém nos vê?
PEDRO PENIM é um dos diretores artísticos do coletivo Teatro Praga. O seu trabalho como encenador e ator estende-se também escrita, às conferências, tradução e formação e já foi apresentado por todo o território português bem como em França, Itália, Brasil, Reino Unido, China, Alemanha, Espanha, Eslováquia, Turquia, Israel, Eslovénia, Noruega e Hungria.
Recentemente, a sua peça Antes/Before serviu de guião ao filme “Past Perfect” de Jorge Jácome, integrado na seleção oficial da Berlinale 2019. Fora do Teatro Praga trabalhou com os ingleses Forced Enternainment (Quizoola!, 2014), a companhia belga tg STAN (Point Blank, 1998), Ant Hampton e Tim Etchells (The Quiet Volume, 2012) e Nassim Suleimanpour (White Rabbit, Red Rabbit, 2019).
ARRANJO FLORALO coreógrafo e bailarino Filipe Pereira apresenta ARRANJO FLORAL, uma conferência-performance sobre um artista nascido em Fátima, entre procissões gigantescas, arranjos de flores e lojas de souvenirs religiosos. Um percurso que nos leva através de uma biografia que vai da fé ao ateísmo, da virgindade ao despertar sexual, da arte das flores à arte da dança e vice-versa. Acompanhado por flores, coreografias e histórias, Filipe deixa-nos a pensar sobre quanto do nosso passado está em tudo o que fazemos, quanto do nosso destino está escrito e quanto está nas nossas mãos.
FILIPE PEREIRA é coreógrafo, bailarino e designer floral. Como coreógrafo destaca as peças “Nova Criação” e O que fica do que passa”, em colaboração com Teresa Silva; e “Hale — Estudo para um organismo artificial”, em colaboração com Aleksandra Osowicz, Inês Campos, Helena Martos e Matthieu Ehrlacher.
Como bailarino tem vindo a trabalhar com João dos Santos Martins, Sofia Dias & Vítor Roriz, Dinis Machado, Beatriz Cantinho e Martine Pisani, entre outros. Como designer desenvolve o seu recente projeto Antese, em que cria composições florais para diversos fins.