25 + 26 + 27 NOV 2025 
TEATRO
EXCESSO
MALVADA ASSOCIAÇÃO ARTÍSTICA

25 + 26 + 27 NOV 2025
TEATRO

SALA PRINCIPAL
14:00 + 10:00

PÚBLICO ESCOLAR

EXCESSO é uma nova criação de Ana Luena & José Miguel Soares, com texto original de Manuela Leitão, dirigida sobretudo a crianças, que expõe, desafia e promove o debate, com o seu público, sobre questões ecológicas através de uma linguagem poética e visual. O projeto inspira-se na vida contemporânea e nos comportamentos coletivos e individuais para uma reflexão sobre o futuro. A performance interativa EXCESSO convoca os espectadores a participarem, fomentando o diálogo e a criatividade. A apresentação inclui projeção em tempo real, manipulação de objetos, imagens e exploração sonora, realizadas in loco. Esta performance pretende promover o gosto pela leitura, enaltecer o lugar da poesia na imaginação e oferecer uma experiência participativa num objeto artístico de cruzamento disciplinar, aos mais novos.

Este objeto artístico surge como forma de dar voz à urgência e à necessidade de um futuro sustentável, enquanto coletivo, apelando à consciência, à ação, ao sentido de vitalidade que nutrimos a partir do mundo que nos rodeia, ao silêncio enquanto forma de escuta ativa e de repouso, à curiosidade e cuidado pelo outro. O formato é desenhado a ser apresentado em sala polivalente ou auditório de forma a potenciar a circulação em escolas, em encontros literários, em teatros e noutros contextos programáticos, sendo dirigida a crianças e às famílias.
"Ilhas que não constam dos mapas. Ilhas feitas de plástico que flutuam em mares que surgem transparentes e azuis nos folhetos turísticos. Ilhas que são como países; ilhas onde, em vez de viverem avós e netos, mães e pais, primos, vizinhos, professores, cães e floristas, residem garrafas, tampas, cabos, varas, escovas, redes. Ilhas que desabam com o peso e que desistem, precipitando-se nas profundezas dos oceanos.
O que encontra agora o mergulhador?
Um peixe-palhaço de borracha nada, distraído, por entre os braços de uma anémona-do-mar.
Será mesmo uma anémona-do-mar?"
FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA

Criação e cenografia
ANA LUENA & JOSÉ MIGUEL SOARES
Texto original
MANUELA LEITÃO
Encenação e figurinos
ANA LUENA
Interpretação
RÚBEN JAULINO
Música
ZÉ PEPS
Fotografia e vídeo
JOSÉ MIGUEL SOARES
Assistência produção
MARIA CAMILO
Design gráfico
JOANA AREAL
Produção
MALVADA ASSOCIAÇÃO ARTÍSTICA
Parceiro
TEATRO MUNICIPAL DE OURÉM
Apoio
MUNICÍPIO VENDAS NOVAS, UNIÃO DAS FREGUESIAS DE ÉVORA (CENTRO HISTÓRICO DE ÉVORA), JUNTA DE FREGUESIA DOS CANAVIAIS, UNIÃO DE FREGUESIAS DO BACELO E SENHORA DA SAÚDE, UNIÃO DE FREGUESIAS DA MALAGUEIRA E HORTA DAS FIGUEIRAS, FUNDAÇÃO EUGÉNIO DE ALMEIDA, AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VENDAS NOVAS, SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE BORBA, SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE ÉVORA, TEATRO RIBEIRO CONCEIÇÃO
Cofinanciado por
IEFP, PESSOAS 2030, PORTUGAL 2030, UNIÃO EUROPEIA

A Malvada Associação Artística é uma estrutura financiada pela REPÚBLICA PORTUGUESA - CULTURA / DIREÇÃO-GERAL DAS ARTES com o apoio do MUNICÍPIO DE ÉVORA


Classificação Etária
M/6

Duração
50 min.