11 FEV 2023 TEATRO
DO DESLUMBRAMENTO
TEATRO MERIDIONAL

11 FEV 2023
TEATRO

SALA PRINCIPAL
21:30

BILHETES
7,5€ (descontos aplicáveis)

BILHETES COM DESCONTO
6€


(desconto JOVEM para menores 30 anos; desconto SÉNIOR para maiores 65 anos; desconto FAMÍLIAS para famílias de 3 ou mais elementos com adulto(s) e criança(s) até aos 12 anos; desconto CULTURAL para alunos e professores de Conservatórios, Academias, Escolas de Artes e Ensino Superior Artístico)

“Se repetirmos muitas vezes uma mesma memória, até parece que a conseguimos modificar. Como um Trapezista que avança sem medo em cima da corda, todas as noites. Voltamos para cena com as cicatrizes antigas. Há memórias angulosas. Podemos magoar-nos se batermos com a cabeça na esquina de uma memória pontiaguda. Bruscamente.”

Esta é a história de um homem acorda numa memória… De um Ator que acorda em cena. Está perdido. Não sabe em que memória está…. A memória confunde-se. O tempo confunde-se. O Ator está perdido no seu corpo de Trapezista, suspenso no fio acima do palco. Cai. Mas porque acredita que é Pássaro, voa. Como num sonho.
Esta é a história de Miguel. A história de uma memória perdida no corpo de Miguel. A história do momento em que conheceu Bárbara, bruscamente no verão passado. Uma cena que se repete, todas as noites. No Teatro. Um instante de Deslumbramento, que revive uma e outra vez, como um Trapezista que atravessa o ar, todas as noites. Esta é a história de uma Memória. De um Ator. De Miguel. Esta é a história do momento em que o Trapezista foi atravessado pelo fio.
TEATRO MERIDIONAL

Com uma atividade ininterrupta desde 1992, o Teatro Meridional continua a privilegiar como
principais objetivos da sua atividade a construção de espetáculos que surjam da urgência de comunicar, que tenham no trabalho do ator o seu principal protagonista e façam da edificação de cada projeto artístico um desafio de pesquisa e experimentação nas suas diferentes áreas expressivas.
Prosseguindo um percurso de exigência e rigor, continuaremos a acolher na melhor sala de espetáculos do Poço do Bispo, outras estruturas e projetos pontuais de várias áreas artísticas, continuaremos a desenvolver diferentes atividades na área da formação profissional e de públicos, assim como a associarmo-nos a projetos parceiros nas áreas de intervenção social e artística.
As principais linhas de atuação artística do Teatro Meridional prendem-se com a encenação de textos originais (desafiando autores a escreverem para a cena), a criação de novas dramaturgias baseadas em adaptações de textos não teatrais (com relevo para a literatura da Lusofonia), encenação e adaptação de grandes textos da dramaturgia mundial e criação de espetáculos onde a palavra não é a principal forma de comunicação cénica.
Tendo realizado até à data 66 produções num continuado trabalho de itinerância, já apresentou internacionalmente os seus trabalhos em Angola, Argentina, Bolívia, Brasil, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, EUA, França, Itália, Jordânia, Marrocos, México, Paraguai, Roménia, Rússia, Timor, Uruguai e S. Tomé, para além de concretizar uma itinerância anual por Portugal Continental e Ilhas.
Desde a sua formação, os espetáculos do Teatro Meridional foram distinguidos 37 vezes a nível nacional e 10 a nível internacional, dos quais se relevam Prémio Acarte/Madalena Perdigão (Fund. Calouste Gulbenkian, Portugal), 1992; Prémio do Público (FIT Almada, Portugal) 1994, 1999, 2012 e 2014; Prémio Nacional da Crítica (Associação Portuguesa de Críticos de Teatro, Portugal), 1994, 2004 e 2014; Prémio Europa - Novas Realidades Teatrais, 2010. 
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Texto
Ana Lázaro
(A partir de uma ideia original de Marta Carreiras e de conversas com os Actores)
Encenação e Desenho de Luz
Miguel Seabra
Interpretação
Bárbara Branco, Miguel Seabra, Nuno Nunes
Espaço Cénico e Figurinos
Hugo F. Matos
Música Original e Espaço Sonoro
Sérgio Delgado
Assistente de Encenação e Direção de Cena
Filipa Melo
Fotografia de cartaz e de cena
Vitorino Coragem
Assistente de Cenografia, Montagem e Direção de Cena
Marco Fonseca
Operação Técnica e Montagem
Hugo Tomás
Assistentes de Produção e Comunicação
Rita Mendes e Teresa Serra Nunes
Produção Executiva e Fotografia
Susana Monteiro
Direção de Produção
Rita Conduto
Direção Artística TM
Miguel Seabra e Natália Luiza

Classificação etária
M/12 anos

Duração

75 minutos