14 JUN 2024 DANÇA
DIDASCÁLIAS
GIOVANNA MONTEIRO + LEONOR MENDES + VICENTE ANTUNES RAMOS

14 JUN 2024
DANÇA

SALA PRINCIPAL
21:30

BILHETES
5€

A partir das didascálias de três textos clássicos do teatro, o trabalho revisita os espaços domésticos descritos nos textos e o imaginário de “casa” que carregam. Duas intérpretes jogam com as palavras e com o tempo e assim constroem outros espaços, figuras, relações. O desenrolar deste jogo de construir e desconstruir deixa a questão em suspenso: o que se pode imaginar a partir dessas palavras que foram escritas para não serem ditas? *Didascálias: nos textos teatrais, descrevem o tempo e o espaço no qual a dramaturgia decorre. Além disso, servem como indicações para a interpretação das atrizes e dos atores. Também são conhecidas como rubricas.

Giovanna Monteiro (São Bernardo do Campo, 1994)

É atriz e performer. Em 2021, foi selecionada para participar da 5ª edição do PACAP no Fórum Dança (Lisboa) com curadoria de João Fiadeiro. É co-fundadora do Comitê Escondido (São Paulo-BR), junto ao grupo criou os espetáculos “Não ouço os passos de ninguém entre os escombros'' (2017), “Terra Tu Pátria” (2018), “Antígona Sonora” (2021) e “Um memorial para Antígona”. É criadora e performer no projeto “Didascália” apoiado pela Associação Cultural Materiais Diversos, pela Fundação GDA (Portugal) e pelo ProAC (Brasil). Foi uma das artistas selecionadas para o programa Artes Escénicas y Digitalidad do Goethe Institut (Chile- Alemanha). Concluiu o bacharel em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo e cursou Teatro na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa, em 2016. 

Leonor Mendes (Torres Novas, 1999) 

Mestre em Performance Studies pela Universidade de Nova Iorque (2023), destaca o seu trabalho com artistas como Joan Jonas, João Fiadeiro, Madalena Vitorino e Henrique Furtado Vieira, e a colaboração com os artistas Giovanna Monteiro e Vicente Antunes Ramos desde 2021. As suas criações e projetos de investigação, maioritariamente relacionados com processos de improvisação e arquivos familiares, foram apresentados no Teatro do Bairro Alto em Lisboa, no Festival Materiais Diversos em Minde, e na Tisch School of the Arts em Nova Iorque. Foi aluna do Programa Avançado de Criação em Artes Performativas do Fórum Dança, com a curadoria de João Fiadeiro (2021). É bolseira Fulbright (2022) e recipiente do Performance Studies Award pelo dep. De Performance Studies, New York University (2023). Atualmente trabalha como Programs Associate no Movement Research em Nova Iorque.

Vicente Antunes Ramos (São Paulo, 1993)

Formado em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (USP), com habilitação em Direção Teatral. Em 2021, participa do Programa Avançado de Criação em Artes Cênicas (PACAP) do Fórum Dança, com curadoria de João Fiadeiro. Vicente é um dos fundadores do comitê escondido, coletivo interdisciplinar dedicado à pesquisa cênica, junto ao qual desenvolveu a maior parte de sua pesquisa em torno do tratamento de documentos no palco, o que resultou em três performances e um filme. Em 2021, Vicente é convidado a dirigir, junto com Tarina Quelho, três episódios do projeto A extinção é para sempre, de Nuno Ramos. Assina, com a dupla, a dramaturgia, coreografia e direção de Chão Pão, Os desastres da guerra e Iracema fala. Em 2021, no âmbito do PACAP, inicia uma pesquisa de escrita coletiva, juntamente com Giovanna Monteiro, Andrei Bessa, Roberto Dagô e Leonor Lopes. Como resultado dessa pesquisa, ainda em desenvolvimento, publicam, como coletivo, o texto "Quando não olhamos só", na Coreia #6, revista artística com curadoria de João dos Santos Martins. Também participou dos espetáculos O que fazer daqui para trás? - versão expandida e (Re)existencia, ambos criados por João Fiadeiro. Atualmente, dedica-se ao seu projeto de solo Vozes do Rossio - um documentário coreográfico, projeto contemplado com a DGArtes em 2021, em Portugal, construído a partir de entrevistas realizadas no entorno do Monumento D. Pedro IV, no centro de Lisboa. Em 2023, Vicente ingressou no Masters in Choreography and Performance (CuP), na Justus-Liebig University, em Giessen (Alemanha).
FICHA TÉCNICA

Concepção e performance
Giovanna Monteiro
Cocriação e performance
Leonor Mendes
Cocriação e direção
Vicente Antunes Ramos
Colaboração na criação e pesquisa de movimento
Isis Andreatta
Desenho de luz
Matheus Brant
Design gráfico
Pedro Levorin
Gestão do projeto no Brasil
Leonardo Birche
Colaboração na coreografia
Francisco Thiago Cavalcanti
Operação de luz
Bee Barros
Vídeo
Francisco Miguez e Lucas Damiani
Fotografia
Iolanda Pereira e Matheus Brant

Apoio
Associação Cultural Materiais Diversos, Fundação GDA, Município de Tomar, Teatro Municipal de Ourém (TMO), ProAC - Secretaria de Economia Criativa do Estado de São Paulo

Residências artísticas
Forum Dança (PT), Cine-Teatro São Pedro de Alcanena (PT), Centro Cultural do Cartaxo (PT), ESTUFA (PT), associação SÙ (BR), Casa do Povo (BR)


Classificação etária
M/12

Duração

45 min.


Apresentação no âmbito do programa de apoio à criação Fios do Meio, da Materiais Diversos