12 JUL 2024 MÚSICA
CONCERTO DE ENCERRAMENTO DO XVI ESTÁGIO ORQUESTRA DE SOPROS
OUREARTE - ESCOLA DE MÚSICA E ARTES DE OURÉM

12 JUN 2024
MÚSICA

SALA PRINCIPAL
21:30

ACESSO GRATUITO 

O Estágio de Orquestra de Sopros e Percussão da Ourearte reúne jovens de diferentes zonas do nosso país na Cidade de Ourém, onde durante uma semana participam num estágio intensivo de música de conjunto (Orquestra).
Na sua 16ª edição, sob a batuta do maestro Fernando Marinho, o Concerto de Encerramento do XVI Estágio de Orquestra de Sopros da Ourearte terá lugar no dia 12 de julho, pelas 21h30, no Teatro Municipal de Ourém e com entrada livre.

FERNANDO MARINHO

Natural de Amarante, é diplomado com os cursos de flauta do Conservatório de Música do Porto, Escola Superior de Música de Lisboa e Academia Nacional Superior de Orquestra.
Licenciado em Ensino Básico, estudou pedagogia musical na Paedak e flauta no BrucknerKonservatorium Linz (Áustria), enquanto bolseiro Erasmus.
Como flautista tocou com a Orquestra Gulbenkian, Metropolitana de Lisboa, Orquestra do Algarve, Orquestra do Norte, Remix Ensemble, Orchestre d'Harmonie de Jeunes de l'Union Européenne e foi solista da Banda Sinfónica da PSP. Trabalhou com reputados maestros, entre os quais Esa-Pekka Salonen, Lawrence Foster, Simone Young, Paavo Jarvi e Peter Rundel.
Apresentou-se a solo com orquestra e foi laureado em concursos a nível nacional e internacional. Atuou em Espanha, França, Alemanha, Luxemburgo, Áustria, Inglaterra, Holanda e China.
Estudou Direção de Orquestra com Jean-Marc Burfin, em Lisboa, e com Jan Cober na Hogeschool Zuid – Conservatorium Maastricht (Holanda), onde concluiu o Mestrado em Direção.
Frequentou masterclasses com Jean-Sebastien Béreau, Douglas Bostock, Roberto Montenegro, José R. Pascual Vilaplana, Baldur Bronniman, Timothy Reynish, Peter Rundel, Eugene M. Corporon e Ernst Schelle.
Foi professor na Academia de Música de Santa Cecília e assistente convidado de Direção na ESE Jean Piaget e na Escola Superior de Educação do I. P. Porto. É maestro das Orquestras do Conservatório de Música do Porto e da Orquestra Sinfónica do Conservatório Nacional.
Dirigiu, como maestro convidado ou integrado em masterclasses, a Orquestra do Norte, Orquestra de Câmara de Sintra, Orquestra do Algarve, Filarmonia das Beiras, Orquestra de Câmara da Guarda Nacional Republicana, Portuguese Brass, Banda Sinfónica Portuguesa, Remix Ensemble, Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, Banda de Música de Pontevedra, Artística de Merza, Municipal de Silleda e Orquestra de Câmara Ibérica (Espanha) e Muzikkorps der Bundeswehr (Alemanha).
Desde outubro de 2018 é Diretor Artístico da Orquestra do Norte.
OUREARTE - ESCOLA DE MÚSICA E ARTES DE OURÉM

A Ourearte - Escola de Música e Artes de Ourém (associação sem fins lucrativos) constituiu-se formalmente no dia 23 de Julho, na sequência de um processo preparatório iniciado em Outubro de 2002 envolvendo a Câmara Municipal de Ourém, a Academia de Música da Banda de Ourém, a Sociedade Filarmónica Ouriense, a Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro Cultural e Artística Vilarense Reis Prazeres e a Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, todas elas com um historial longo e riquíssimo, de poderem proporcionar aos seus executantes condições para o aprofundamento dos seus conhecimentos musicais visando a melhoria do nível das respetivas Bandas.

No âmbito dos contactos associativos existentes entre as três bandas do concelho e a Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, com a colaboração da Câmara Municipal, foi possível avançar com o projeto Ourearte, que de algum modo se pode considerar inovador pelo espírito associativo que decorre do mesmo, na procura de sinergias para o desenvolvimento musical no território.