04 JAN 2025 MÚSICA
CONCERTO DE ANO NOVO
SOCIEDADE FILARMÓNICA OURIENSE & AMIGOS

04 JAN 2025
MÚSICA

SALA PRINCIPAL
21:30

BILHETES
5€

Integrado nas comemorações dos 170 anos da Sociedade Filarmónica Ouriense, a Banda Sinfónica da SFO apresenta o seu CONCERTO DE GALA - ANO NOVO no dia 4 de janeiro de 2024 pelas 21h30 no Teatro Municipal de Ourém, com mais um programa arrojado com ilustres convidados do panorama musical Português.

O programa contará com a estreia de obras do novo CD de Paulo Gaspar e de várias árias de Ópera nas incomparáveis vozes da Soprano Natasa Sibalic e do Tenor Carlos Guilherme.

O concerto terá a direção do Maestro titular da Sociedade Filarmónica Ouriense:
JOÃO PAULO FERNANDES

PAULO GASPAR - ARTISTA YAMAHA (CLARINETE)

Formado pela Escola Superior de Música de Lisboa, prosseguiu o mestrado na Universidade Nova de Lisboa e em 2011 concluiu o doutoramento em Música e Musicologia na Universidade de Évora.
Já lecionou em diversos conservatórios e é frequentemente convidado a realizar masterclasses de clarinete e introdução ao jazz.
Atualmente é professor na Escola de Jazz Luiz Villas-Boas (Hot Clube de Portugal), Academia Nacional Superior de Orquestra e Escola Superior de Música de Lisboa.
Ao longo da sua carreira tem desenvolvido uma atividade muito diversa que vai da música erudita ao jazz.
Tem gravado e colaborado com importantes músicos portugueses e a maioria das orquestras nacionais eruditas e de jazz.
É solista da Banda da Armada desde 1989 e clarinetista dos Dixie Gang desde 1991.
É um dos elementos fundadores do Lisbon Underground Music Ensemble e integra a Orquestra de Jazz do Hot Clube de Portugal.

NATASA SIBALIC (SOPRANO)

Natasa Sibalic nasceu em Belgrado (Sérvia). Estudou piano, canto e musicologia.
É diplomada pela Academia das Artes de Novi Sad e licenciada pela Escola Superior de Música de Lisboa.
Aperfeiçoou-se ainda com Biserka Cvejic (Viena), Earl Buys (New York), Elizabeth Bentson-Opitz (Hochschule fur Music und Theater- Hamburg) e Elena Dumitresku-Nentwig (Alemanha), com a qual realizou Estúdio de Ópera na qualidade de bolseira do Centro Nacional de Cultura.
Obteve diversos prémios em Concursos Nacionais e Internacionais, e ainda um Prémio especial pela interpretação de Lieder de Schubert.
Foi bolseira de prestigiada fundação “Melakija Bugarinovic”.
Em 2010 foi finalista no Concurso ARMEL/MEZZO Opera Competition na Hungria.
Em Portugal, onde reside desde 2000, apresenta-se regularmente em teatros e festivais no país (Teatro Nacional São Carlos, Teatro Nacional D. Maria II, Teatro de São Luís, Teatro de Trindade, Centro Cultural de Belém, Centro Cultural Vila Flor em Guimarães, entre outros), nos Açores (Festival “Musica do Mundo “ com Quarteto Lopes-Graça) e Madeira (a convite da Orquestra Clássica da Madeira) e também no estrangeiro (Festival “Les Perfums de Lisbonne” em Paris sob apoio do Instituto Camões, na Croácia e na Holanda).
O seu repertório de ópera inclui papeis de Beauty " The Triumph of Time and Truth" de G.F. Handel, Ília "Idomeneo", Rainha da Noite e Pamina “Flauta Mágica" de W.A. Mozart, Euridice “Orfeo et Euridice” de C.W. Gluck, Mina ”As duas mulheres de Sigmund Freud” de Hugo Ribeiro e “Mudos” de Gonçalo Gato.
Em 2017 protagonizou Soror Mariana na estreia absoluta da Ópera “Soror Mariana Alcoforado” de Amílcar Vasques-Dias.
Em 2019 foi a árabe Samira da Ópera “Geraldo e Samira” também de Amílcar Vasques-Dias. Trabalhou sob direção dos maestros Christopher Bochmann, Brian MacKay e Nicholas McNair e coordenação artística de Nélia Pinheiro e Aldara Bizarro (coreografia / movimento), Miguel Moreira e F. Pedro Oliveira (encenação).
Mantem atividade concertante regular, dedicando-se, essencialmente, à música de câmara.
Desde 2010, atua regularmente com a pianista norueguesa Anne Kaasa num Duo de voz e piano, apresentando-se em festivais no país, França e na Holanda.
Em 2019, participou em vários programas do Festival “Criasons”, de música contemporânea, onde estreou obras que lhe foram dedicadas.
Colaborou, entre outros, com a Orquestra Sinfónica Juvenil, o Quarteto Lopes-Graça, os pianistas Anne Kaasa, João Paulo Santos, Rui Pinheiro, Ana Cláudia Assis, Francisco Sasse| e Pedro Ramos. Gravou para a Rádio e TV de Novi Sad, Rádio de Belgrado e RTP (Antena 2).

CARLOS GUILHERME (TENOR)

Nasceu em Lourenço Marques, Moçambique.
Estudou com John Labarge no Conservatório Regional do Algarve e foi cantor residente do Teatro Nacional de S. Carlos de 1980 a 1992.
O seu repertório inclui 51 papéis principais em 89 óperas, recitais e concertos por todo o país sendo de realçar a sua colaboração com o Círculo Portuense de Ópera e a Fundação Calouste Gulbenkian.
A partir de 1987 foi convidado a cantar noutros países tais como os Estados Unidos, Brasil, Moçambique, Bélgica, França, Espanha e Israel.
Gravou em CD “A Canção Portuguesa”, com Armando Vidal. Mais recentemente o CD “IN OPERA” com árias de ópera acompanhado pela Orquestra do Norte.
Além das principais orquestras portuguesas, colaborou com a O. de Câmara de Pádua, do Comunal de Bolonha, Filarmónica de Moscovo e Sinfónicas de Budapeste, de S. Francisco, de Israel, de Pequim e de Shangai.
Em abril de 2001 estreou-se em Itália no Teatro Rossini. Voltou a Itália em 2005 para cantar nos Teatros Comunais de Ferrara e de Modena.
Atuou em Coimbra com o tenor José Carreras.
A 8 de Junho de 2016 ano apresentou-se em Roma em recital integrado numa Mostra de Arte Portuguesa, com um programa inteiramente consagrado a compositores portugueses, acompanhado ao piano pelo maestro Armando Vidal.
Melhorou a sua técnica vocal com Marimi del Pozo, Gino Becchi, Franco Campogalliani, Claude Thiolass e Regina Resnik.
Venceu o prémio “Tomas Alcaide” e foram-lhe atribuídos 4 prémios “Nova Gente”. Encontra-se no 40º ano de carreira profissional.
Classificação etária
M/6 anos

Duração
90 minutos