05 + 12 + 19 + 26 ABR 2023 CICLO DE CINEMA
CINEMA E LITERATURA

05 + 12 + 19 + 26 ABR 2023
CICLO CINEMA E LITERATURA

05 ABR | UIVO - HOWL
12 ABR | RAIVA
19 ABR | A FEBRE FERRANTE
26 ABR | ANNIE ERNAUX - OS ANOS SUPER 8


SALA ESTÚDIO
21:30

BILHETES
3€

UIVO - HOWL

Em 1956, Allen Ginsberg edita a obra "Howl and Other Poems", que se tornaria no livro de poesia mais vendido da História dos EUA. No ano seguinte, em São Francisco, esse livro, assim como o seu autor, é levado a tribunal acusado de obscenidade. A defesa ficará a cargo de Jake Ehrlich (Jon Hamm), um advogado prestigiado pela sua apaixonada defesa da liberdade civil. Através de uma entrevista ficcionada e seguindo o jovem Ginsberg (James Franco) durante todo o processo, os realizadores Rob Epstein e Jeffrey Friedman, mostram uma época fulcral no Movimento Beat e a sua importância no seio da contracultura dos EUA no final da década de 50, por muitos considerado como o esboço do movimento hippie, nascido na década seguinte.

Título original: Howl
De: Rob Epstein e Jeffrey Friedman
Género: Drama
Classificação: M/12
Outros dados: EUA, 2010, Cores, 84 min., M/12

RAIVA

Década de 1950. A vida no Alentejo é difícil. Os trabalhadores rurais, sob o domínio dos grandes proprietários, trabalham de sol a sol e o que ganham muitas vezes não é suficiente para alimentar as suas famílias. Uma noite, depois de ser vítima de uma grande injustiça, um homem perde a razão e transforma-se num assassino.
Com realização de Sérgio Tréfaut, “Raiva” é um filme a preto e branco que adapta ao grande ecrã a obra “Seara de Vento” (1958), de Manuel da Fonseca, um clássico do neo-realismo português sobre a pobreza, a opressão e as injustiças sociais que se inspirou num evento verídico acontecido em Beja, em 1930.
O elenco, de luxo, conta com Hugo Bentes, Sergi López, Catarina Wallenstein, Rogério Samora, Adriano Luz, Leonor Silveira, Lia Gama, Isabel Ruth, Diogo Dória e Luís Miguel Cintra, entre outros.

Título original: Raiva
De: Sérgio Tréfaut
Género: Drama
Classificação: M/12
Outros dados: POR/BRA/FRA, 2018, Cores, 84 min., M/12

a FEBRE FERRANTE

Apesar de se ter tornado um dos maiores fenómenos da literatura do século XXI, ninguém sabe quem se esconde por detrás do pseudónimo Elena Ferrante. Mesmo que, através das suas obras, se especule que seja mulher e que viva em Nápoles, há décadas que os seus editores originais procuram manter secreta a sua verdadeira identidade. A saga composta por “A Amiga Genial”, “História do Novo Nome”, “História de Quem Vai e de Quem Fica” e “História da Menina Perdida”, simultaneamente aclamada pelo público e pela crítica especializada, transformou-se num clássico. Este documentário, da autoria de Giacomo Durzi revela a complexidade do seu universo literário. Aqui, através de testemunhos de críticos, editores, livreiros e autores célebres, entre os quais Roberto Saviano, Elisabeth Strout ou Jonathan Franzen, é discutida a escrita e o sucesso extraordinário de Ferrante.

Título original: Ferrante Fever
De: Giacomo Durzi
Género: Documentário
Classificação: M/12
Outros dados: ITA, 2017, Cores, M/12, 74 min

ANNIE ERNAUX - OS ANOS SUPER 8

Laureada com o Nobel de Literatura de 2022, a francesa Annie Ernaux (n. 1940) tem uma vasta obra literária e ficou conhecida pelos seus romances de cariz autobiográfico, entre eles “Les Armoires Vides” (1972), “Um Lugar ao Sol” (1984), “Os Anos” (2008) ou “L'Autre Fille” (2011). Este filme, realizado por ela e co-realizado por David Ernaux-Briot, seu filho, é uma compilação de diversas gravações caseiras feitas pelo seu ex-marido, Philippe, depois de terem comprado uma câmara Super 8. Esses pequenos filmes são um retrato de um tempo e um lugar que mostram não apenas momentos de intimidade entre os vários elementos da família, mas também o funcionamento da sociedade francesa daquela época. “Ao rever os nossos filmes em Super 8, filmados entre 1972 e 1981, percebi que não eram apenas um arquivo familiar, mas um testemunho do passado, estilo de vida e aspirações de uma classe social na década depois de 1968”, diz-nos Annie Ernaux. “Queria incorporar essas imagens silenciosas numa história que juntasse o íntimo ao social e à história, para transmitir o sabor e a cor daqueles anos.” 

Título original: Les Années Super-8
De: Annie Ernaux
Género: Documentário
Classificação: M/12
Outros dados: FRA, 2022, Cores, M/12, 60 min

PROGRAMAÇÃO INTEGRADA NA FESTA DO LIVRO DE OURÉM