02 + 09 + 16 + 23 MAR 2022 CICLO DE CINEMA
PEDRO ALMODÓVAR

02+09+16+23 MAR 2022
CICLO DE CINEMA

2 março | Tudo sobre a minha Mãe
9 março | Fala com Ela
16 março | Volver
23 março | Mães Paralelas


SALA ESTÚDIO DO TMO
21:30

BILHETES
3€

TUDO SOBRE A MINHA MÃE
"Tudo Sobre a Minha Mãe" é o filme da consagração de Pedro Almodóvar. Apesar de ter falhado a Palma de Ouro em Cannes, não falhou o Óscar de Hollywood para o Melhor Filme Estrangeiro. É o cume da última fase da obra do realizador espanhol - ou seja, o melodrama surdo, deixando para trás as cores gritantes -, numa comovente história de perdas e redenções: uma mãe solteira perde o filho num acidente, e ao querer ir ao reencontro do passado perdido acaba por encontrar uma hipótese de futuro. Nas ruínas do conceito restrito de família, Almodóvar propõe a sua família para o século XXI: um conceito alargado, cheio de figuras de substituições, onde cada um toma o lugar do outro, onde o pai se descobre mulher. É uma utopia calorosa.

Título original: Todo Sobre Mi Madre
De: Pedro Almodóvar
Com: Candela Peña, Cecilia Roth, Marisa Paredes, Penélope Cruz
Género: Drama, Comédia
Classificação: M/16
Outros dados: FRA/ESP, 1999, Cores, 105 min.

FALA COM ELA
Depois de "Tudo sobre a Minha Mãe", Pedro Almodóvar volta a surpreender com "Fala com Ela", uma história sobre a incomunicação, a comunicação entre casais e sobretudo sobre a solidão, o amor e a vida. Os reposteiros cor-de-salmão que cobrem o cenário abrem-se para um espectáculo de Pina Bausch, "Café Müller". Entre os espectadores, dois homens que não se conhecem - Benigno, um enfermeiro, e Marco, um jornalista de 40 e poucos anos - estão sentados lado a lado. No palco, repleto de cadeiras e mesas de madeira, duas mulheres de olhos fechados e braços estendidos movem-se ao compasso de "The Fairy Queen", de Henry Purcell. Marco emociona-se e começa a chorar. Benigno vê o brilho das suas lágrimas na escuridão da plateia. Gostava de lhe poder dizer que também ele está emocionado com o espectáculo, mas não se atreve. Meses depois, os dois homens voltam a encontrar-se na clínica "El Bosque", uma instituição privada onde Benigno trabalha. Benigno cuida de uma mulher, Alicia, uma jovem bailarina que está em coma. Este é o início de uma amizade entre os dois homens. Dentro do filme, há ainda espaço para um outro filme, "O Amante Minguante", um filme mudo, a preto e branco, também realizado por Almodóvar.

Título original: Hable con Ella
De: Pedro Almodóvar
Com: Darío Grandinetti, Javier Cámara, Leonor Watling, Rosario Flores
Género: Drama, Romance
Classificação: M/16
Outros dados: ESP, 2002, Cores, 112 min.
VOLVER
Depois de "Má Educação", Pedro Almodóvar volta a olhar o universo das mulheres, num filme que marca também o seu regresso e reconciliação com a sua terra natal, as suas raízes e a sua própria mãe.
Três gerações de mulheres sobrevivem ao vento quente, ao fogo, à loucura, à superstição e até mesmo à morte, graças à bondade, mentiras e uma vitalidade sem limites.
São elas Raimunda (Penélope Cruz), casada com um operário a viver do subsídio de desemprego e uma filha adolescente (Yohana Cobo); Sole (Lola Dueñas), a sua irmã, que ganha a vida como cabeleireira; e a mãe de ambas (Carmen Maura), morta num incêndio, juntamente com o marido.
O fantasma de Carmen regressa à terra para ajudar primeiro a sua irmã (Chus Lampreave) e depois Sole. Embora seja com Raimunda que tenha em vida deixado assuntos pendentes, tal como fez com a vizinha da sua aldeia, Agustina.
O conjunto de actrizes de "Voltar" ganhou o Prémio de Melhor Interpretação Feminina no Festival de Cannes.

Título original: Volver
De: Pedro Almodóvar
Com: Penélope Cruz, Carmen Maura, Lola Dueñas
Género: Comédia Dramática
Classificação: M/12
Outros dados: ESP, 2006, Cores, 120 min.

MÃES PARALELAS
Janis e Ana conhecem-se num quarto de uma maternidade, quando estão prestes a dar à luz. Janis, que já passou dos 40, apesar de não ser uma gravidez planeada, encara o momento com alegria. A jovem Ana, pelo contrário, está aterrorizada com o que está prestes a acontecer. Naquele momento tão marcante das suas vidas, elas vão criar um laço profundo que se prolongará pelo tempo.
Estreado no Festival de Cinema de Veneza – onde Penélope Cruz recebeu o Prémio Volpi Cup de melhor actriz –, este melodrama sobre os diversos lados da maternidade foi escrito e realizado pelo multipremiado realizador espanhol Pedro Almodóvar. No elenco, para além de Cruz, estão também as actrizes Milena Smit, Aitana Sánchez-Gijón, Daniela Santiago, Julieta Serrano e Rossy de Palma.

Título original: Madres paralelas
De: Pedro Almodóvar
Com: Penélope Cruz, Rossy de Palma, Aitana Sánchez-Gijón
Género: Animação
Classificação: M/12
Outros dados: ESP, 2021, Cores, 120 min.