19 MAR 2022 DANÇA
CASCAS D'OVO
POR JONAS & LANDER

19 MAR 2022
DANÇA

SALA PRINCIPAL
21:30

BILHETES
7,5€ (DESCONTOS APLICÁVEIS)

BILHETES COM DESCONTO
8€

(DESCONTO JOVEM PARA MENORES 30 ANOS; DESCONTO SÉNIOR PARA MAIORES 65 ANOS; DESCONTO FAMÍLIAS PARA FAMÍLIAS DE 3 OU MAIS ELEMENTOS COM ADULTO(S) E CRIANÇA(S) ATÉ AOS 12 ANOS; DESCONTO CULTURAL PARA ALUNOS E PROFESSORES DE CONSERVATÓRIOS, ACADEMIAS, ESCOLAS DE ARTES E ENSINO SUPERIOR ARTÍSTICO)

Cascas d’OvO nasceu da necessidade de explorar uma comunicação telepática, sobre-humana, enquanto expoente máximo da conexão relacional de um casal. Cascas d’OvO oferece a experiência de uma nova dimensão de diálogo, onde se repensam as relações sociais e as suas formas de expressão: o teatro como microcosmos da sociedade que submerge o público no silêncio e na música de corpos que comunicam.

Peça distinguida como Priority Company 2014 pela rede europeia Aerowaves.

JONAS & LANDER

Jonas nasce em Lisboa a 6 de Junho de 1986 e dois anos mais tarde nasce Lander no Rio de Janeiro, a 19 de Janeiro de 1989. Em 2010 privam na Escola Superior de Dança em Lisboa, aquando da sua formação académica, dando início às suas primeiras colaborações em dança.
A obra dos criadores JONAS&LANDER é reconhecível no panorama da dança portuguesa, como uma obra com forte assinatura de autor, com contornos singulares explorando a fundição entre as distintas artes cénicas, com especial destaque para a música. Esta característica é desde logo aflorada em Cascas d’OvO (2013), a sua primeira criação, onde o sentido rítmico é vertiginosamente usado como fio condutor de toda a peça. Desde então JONAS&LANDER têm-se estabelecido com peças reconhecidas pela crítica e com forte incentivo por parte das estruturas de apoio às artes em Portugal e na Europa. No seu trajeto, contam já com um variado leque de peças de autor como Matilda Carlota (2014), Arrastão (2015), Adorabilis (2017), Lento e Largo (2019), Coin Operated (2019) e Bate Fado (2021); desenvolvendo ainda projetos com comunidades locais como a peça Playback para o Festival Materiais Diversos (2013) ou Caruma (2014), a convite da Estufa Plataforma Cultural. Vêem duas das suas peças eleitas para Aerowaves Priority Company, ganham o 2º prémio no No Ballet International Choreography Competition (AL); Lento e Largo é considerado pelos jornais Público e Expresso como um dos 10 melhores espetáculos de 2019, sendo ainda nomeado para Melhor Coreografia pela Sociedade Portuguesa Autores; Bate Fado destaca-se na criação portuguesa com uma digressão intensa em Portugal e noutros países em 2021 e 2022, além de eleito o Melhor Espetáculo de 2021, no Jornal Expresso.
Contam com apresentações em solo nacional e internacional passando pelos continentes Europeu, Latino-Americano, Asiático e Africano. Entram na série documental da RTP2 Portugal que Dança (2017) com um episódio dedicado a JONAS&LANDER e em cinema integram no filme Body Buildings (2020).
Separadamente, Lander vê o seu primeiro solo, Noodles never break when boiled, distinguido em 2011, com 1º prémio no Festival Koreografskih Minijatura (SRV), assina o dueto OHM (2016) para a companhia Staatstheater Mainz (AL) e colaborou com outros criadores como Tomaz Simatovic, Marlene Monteiro Freitas, Luis Guerra, entre outros.
Jonas, por sua vez, inicia em 2002 a sua formação artística na escola de artes Chapitô. Desde então trabalhou com diversos encenadores e coreógrafos, como Tiago Guedes, Clara Andermatt, Jérôme Bel, Vera Mantero, Maria João e Mário Laginha, Filipe La Féria, António Pires, Adriano Luz, Madalena Victorino, entre outros. Em 2006 inicia a sua carreira como fadista em Londres e em 2011 edita o seu primeiro álbum Fado Mutante distinguido com o prémio Carlos Paredes 2012. Em 2021 lança o seu primeiro álbum como cantautor, São Jorge, com edição pela Valentim de Carvalho e produção musical de Jorge Fernando.
FICHA ARTÍSTICA

Conceito e coreografia Jonas&Lander
Interpretação
Jonas Lopes e Lander Patrick
Desenho de luz
Lander Patrick e Rui Daniel
Operação de luz
Rui Daniel
Produção (criação)
Clara Antunes
Casa de Produção Associação Cultural Sinistra
Direção de produção
Patrícia Soares
Produção executiva
Inês Le Gué
Assistência de produção Gabriel Lapas
Apoio à internacionalização Fundação Calouste Gulbenkian
Coprodução
Festival Materiais Diversos

Classificação etária
M/16

Duração
45 min