25 NOV 2023 MÚSICA
CAPITÃO FAUSTO


21 NOV 2023
MÚSICA

SALA PRINCIPAL
21:30

BILHETES
12,5€ (descontos aplicáveis)


BILHETES COM DESCONTO
10€

(desconto JOVEM para menores 30 anos; desconto SÉNIOR para maiores 65 anos; desconto FAMÍLIAS para famílias de 3 ou mais elementos com adulto(s) e criança(s) até aos 12 anos; desconto CULTURAL para alunos e professores de Conservatórios, Academias, Escolas de Artes e Ensino Superior Artístico)

A história de Tomás, Salvador, Francisco, Manuel e Domingos tem o seu primeiro capítulo em 2011, com “Gazela” – o Álbum de estreia. Ali encontramos a urgência das canções juvenis, dos hinos pop que se cantam e sabem sempre a pouco.
Em 2014 “Pesar o Sol” chega aos escaparates. E é neste segundo Álbum (muitas vezes o tudo ou nada de tantos Artistas) que se impõem como uma das mais originais e criativas propostas do nosso país. Defendem-no ao vivo, com espectáculos memoráveis nos grandes e pequenos festivais, nos clubes, nos teatros, um pouco por todo o Portugal que os recebe e obriga a crescer. Como cresce exponencialmente a sua base de fãs, agora transformada em legião.
Em 2016 são as canções de “Capitão Fausto Têm os Dias Contados” que os levam a superar todas as expectativas. Pouco mais de 30 minutos de música e palavras, em modo pop recheado de primor e requinte, que contam as estórias de vida de cada um dos Capitão Fausto, mas que são muito mais que isso, porque crescer é para todos. 2016 confirma que os Capitão Fausto são, finalmente, uma aposta segura. Uma aposta no bom gosto musical e na sensibilidade apurada. Uma aposta na criatividade e no fulgor de uma banda que parece imparável.
Em 2019 revelaram “A Invenção do Dia Claro”, quarto disco de originais dos Capitão Fausto. Gravado nos Red Bull Studios São Paulo por Rodrigo “Funai” Costa, foi produzido e misturado em Alvalade pela própria banda. A masterização esteve a cargo de Brian Lucey no Magic Garden Mastering em Los Angeles. A capa é da responsabilidade de Vítor da Silva, ilustrador e designer gráfico responsável pela criação do grafismo de jornais notáveis como o “Expresso”, o “Tempo” e “Correio da Manhã”. “Sempre Bem”, “Faço As Vontades”, “Amor, a nossa vida” e “Boa Memória” mostram uma banda que renasce a cada disco, que se renova com o cuidado de quem quer construir uma carreira sólida, de uma forma aparentemente galopante mas sem o torpor do deslumbramento. Apaixonados por Cartola, samba e choro, foram ao Brasil apostados em reinventar-se.
2019 recebeu os de braços abertos.
Em 2020, aquela que é considerada por muitos como uma das bandas mais importantes da sua geração, regressou aos palcos dos Teatros, culminando em março com um concerto memorável no Campo Pequeno com a Orquestra Filarmonia das Beiras.
Durante um período estranho e complicado da história da humanidade a banda não cruza os braços, os músicos continuaram a tocar música, e os espectadores continuaram a querer ouvi-la, mas deixaram de existir lugares para o fazer.
Eis que surge Sol Posto, uma experiência de filme-concerto que leva os fãs da banda a mais de 70 salas de cinema.
O Filme-Concerto, que conta com versões inéditas do repertório da banda e três performances gravadas ao vivo e em exclusivo para o filme, mostra uma Banda que não procura o estado de graça nem se sente angustiada com o futuro. Está sobretudo em paz com o presente, com a sua primeira década de existência e com a sua obra.
Depois de ter sido o filme mais visto em Portugal na semana em que estreou, o que lhe valeu a entrada no top 10 dos filmes portugueses mais vistos em 2020, chegaria a casa dos portugueses via streaming e vídeo on demand.
Em 2021, com o tempo ainda em pausa, a banda arriscou num conceito diferenciado. "Banda à Solta" deu o mote para 5 concertos nas Ilhas de Faro onde a banda apresentava as suas canções para uma plateia reduzida, em cenários de cortar a respiração. O produto final traduziu-se num DOC disponível no Youtube da banda.
Em 2022, celebraram os 10 anos do seu disco de estreia, “Gazela”, com concertos de celebração nos Coliseus de Lisboa e do Porto.
Este ano, a banda continua a apresentar-se em palco pelo país fora, enquanto regressou ao estúdio para preparar nova música, sobre a qual terá mais novidades brevemente.
FICHA TÉCNICA

Tomás Wallenstein
Voz Principal + Teclados
Domingos Coimbra
Baixo + Voz
Salvador Seabra
Bateria
Francisco Ferreira
Teclados + Voz
Manuel Palha
Guitarra + Voz

Fotografia
Matilde Travassos


Classificação etária
M/6
Duração
75 min.