1 ABR 2022 SEMINÁRIO
BARREIRAS AO ACESSO CULTURAL
TERRA AMARELA E ACESSO CULTURA

01 ABR 2022
SEMINÁRIO

SALA ESTÚDIO
19:00

BILHETES
GRATUITO COM INSCRIÇÕES NA BILHETEIRA TMO

Maria Vlachou

Consultora em Gestão e Comunicação Cultural. Membro fundador e Directora Executiva da associação Acesso Cultura. Autora do blog Musing on Culture (e do livro homónimo), onde escreve sobre cultura, gestão e comunicação cultural, públicos, acesso. Gestora da página de Facebook Museum texts / Textos em Museus e co-gestora do blog Museums and Migration. Participou no projecto europeu RESHAPE – Reflect, Share, Practice, Experiment, sendo membro do grupo “Arts and Citizenship”. Membro do Conselho Consultivo do Solidarity in Action Network.
Foi Directora de Comunicação do São Luiz Teatro Municipal (2006-2012) e Responsável de Comunicação do Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva (2001-2006). Membro dos corpos gerentes do ICOM Portugal (2005-2014) e editora do seu boletim. Foi consultora do Museu Arpad Szenes – Vieira da Silva e da Comissão Cultural da Marinha. Colaborou com os programas Descobrir e Próximo Futuro da Fundação Calouste Gulbenkian.
Fellow e membro do ISPA – International Society for the Performing Arts (2018, 2020). Alumna do DeVos Institute of Arts Management at the Kennedy Center for the Performing Arts (Washington, 2011-2013); Mestre em Museologia pela University College London (1994), tendo realizado estágios no Petrie Museum of Egyptian Archaeology e no Natural History Museum; Licenciada em História e Arqueologia (Universidade de Ioannina, 1992).

MARCO PAIVA

Nasceu na Covilhã a 30 de agosto de 1980.
Licenciado em Teatro ‐ Formação de Atores pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Concluiu em 2008 o Curso Europeu de Aperfeiçoamento Teatral É́cole Des Mêitres, dirigido pelo encenador brasileiro Enrique Diaz (CIA dos Atores). PÓS GRADUAÇÃO em Empreendedorismo e Estudos da Cultura – Ramo de Gestão Cultural, no ISCTE.
Tem vindo a colaborar como actor e encenador em diversas estruturas, nomeadamente: o Teatro Nacional D. Maria II, Centro Dramático Nacional de Espanha, Comuna Teatro de Pesquisa, mala voadora, O Bando, L.A.M.A – Laboratório de Artes e Media do Algarve, Culturgest, Casa da Música, Teatro Helena Sá e Costa, projeto Crinabel Teatro, entre outros.
Trabalhou com os encenadores João Ricardo, João Mota, Emmanuel Demarcy‐ Mota, Enrique Diaz, Álvaro Correia, Jorge Andrade, Alex Cassal, Paula Diogo, Crista Alfaiate, Carla Maciel, Hugo Franco, André Murraças e Caroline Bergeron.
Em cinema trabalhou entre outros com Miguel Martí, Joaquim Leitão, João Pedro Rodrigues, Dinis Costa, Edgar Pêra, José Fonseca e Costa, Tiago Guedes e Diogo Costa Amarante.
Colaborou com o projeto Crinabel Teatro desde 2000, assumindo as responsabilidades da coordenação artística entre 2008 e 2021.
Fundou em 2018 a TERRA AMARELA – Plataforma de Criação Artística Inclusiva, que desenvolve o seu trabalho em torno da cultura acessível e das práticas artísticas inclusivas.
Colaborou com a Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Lusófona, IADE, Escola Superior de Educação, Escola profissional de Imagem, Acesso Cultura e Fundação Calouste Gulbenkian, através da realização de seminários, Formações, coordenação de módulos e estágios nas áreas do teatro, da educação pela arte e da mediação cultural.
Entendendo a Cultura e a Criação Artística como parte fundamental da construção do espaço social, pensemos juntos: Com quem estamos a construir este espaço? Que mecanismos podemos identificar, estudar e aplicar na dinâmica cultural e artística, para definir espaços coletivos mais plurais, participativos e dialogantes com o que está para lá da nossa zona de conforto? Neste encontro, olharemos de forma mais profunda para o conceito de Acesso, procurando identificar em conjunto o que está feito e o que ainda podemos edificar juntos.

Oradores
Maria Vlachou e Marco Paiva

Questões
Que mudanças se têm verificado em Portugal, no domínio do Acesso à criação e fruição cultural?

O que foi feito e o que está por fazer?