01 + 08 + 15 + 22 + 29 MAR 2023 CICLO DE CINEMA
AGNÈS VARDA

01 + 08 + 15 + 22 + 29 MAR 2023
CICLO DE CINEMA AGNÈS VARDA

01 MAR | DUAS HORAS NA VIDA DE UMA MULHER
08 MAR | OS RESPIGADORES E A RESPIGADORA
12 MAR | AS PRAIAS DE AGNÈS
22 MAR | OLHARES LUGARES
29 MAR | VARDA POR AGNÈS


SALA ESTÚDIO
21:30

BILHETES
3€



DUAS HORAS NA VIDA DE UMA MULHER

Um dos filmes emblemáticos da Nouvelle Vague.
Cléo, uma bela cantora, espera os resultados de uns exames médicos. Da superstição ao medo, da Rue de Rivoli ao Café Dôme, em casa ou nas ruas de Paris, vive o seu medo em tempo real. O seu amante, o seu músico, uma amiga e um soldado abrem-lhe os olhos para o mundo.

Título original: Cléo de 5 à 7
De: Agnès Varda
Género: Drama
Outros dados: FRA, 1962, Cores, 89 min., M/12

OS RESPIGADORES E A RESPIGADORA

A partir de um célebre quadro de Millet, o filme de Agnès Varda é um olhar sobre a persistência na sociedade contemporânea dos respigadores, aqueles que vivem da recuperação de coisas (detritos, sobras) que os outros não querem ou deixam para trás. A respigadora nesse sentido é Agnès Varda, que, experimentando pela primeira vez uma pequena câmara digital, se quer assumir como uma “recuperadora” das imagens que os outros não querem ver nem fazer, e que portanto deixam para trás.

Título original: Les Glaneurs et la Glaneuse
De: Agnès Varda
Género: Documentário
Outros dados: FRA, 1999, Cores, 82 min., M/12

AS PRAIAS DE AGNÈS

Ao regressar às praias que marcaram a sua vida, Agnès Varda inventa uma forma de auto-documentário. Agnès coloca-se em cena entre os excertos dos seus filmes, imagens e reportagens. Faz-nos partilhar com humor e emoção o seu percurso, os primeiros passos como fotógrafa de teatro, cineasta nos anos cinquenta, a vida com Jacques Demy, a sua militância feminista, as viagens a Cuba, à China e aos EUA, o percurso de produtora independente, a sua vida em família e o amor das praias. Uma mulher livre e curiosa!

Título original: Les Plages d'Agnés
De: Agnès Varda
Género: Documentário
Outros dados: FRA, 2008, Cores, 110 min., M/12

OLHARES LUGARES

O que têm em comum Agnès Varda, cineasta de 89 anos, e JR, fotógrafo e “street artist” de 34? Acima de qualquer outra coisa, a paixão pelas imagens. Quando se encontram pela primeira vez, percebem o sentido de um projecto a quatro mãos. Com isso em mente, fazem-se à estrada dentro da carrinha dele, percorrendo os caminhos secundários de França, onde se vão deparando com uma enorme variedade de pessoas e histórias. Os rostos delas são posteriormente convertidos em grandes painéis nas paredes de fábricas, muros ou casas. No percurso, uma amizade terna e quase mágica vai crescendo entre os dois…
Agnès Varda (“Sem Eira nem Beira”, “Os Respigadores e a Respigadora”, “As Praias de Agnes”) e JR (“Women Are Heroes – O Documentário”, “Ellis”) realizam assim este divertido documentário que arrecadou o prémio “L’Oeil d’Or” no Festival de Cinema de Cannes e que se encontra nomeado para um Óscar na categoria de Melhor Documentário. O filme – assim como as suas personagens –, é acompanhado pela música do cantor, compositor, produtor e guitarrista francês Matthieu Chedid.

Título original: Visages, Villages
De: JR, Agnès Varda
Género: Documentário
Outros dados: FRA, 2017, Cores, 89 min., M/12

VARDA POR AGNÈS

De mãe da Nouvelle Vague a ícone feminista, a diretora Agnès Varda expõe seus processos de criação e revela sua experiência com o fazer cinematográfico. A cineasta dá especial atenção no método de storytelling que ela denomina de “cine-writing”, uma espécie de fórmula utilizada na grande maioria de seus documentários e ficções, revisando a sua filmografia de maneira única e emocionante, neste filme que encerra a sua carreira de 64 anos.

Título original: Varda Par Agnès
De: Agnès Varda
Género: Documentário, Biografia
Classificação: M/12
Outros dados: FRA, 2018, Cores, 115 min.