08 + 15 + 22 + 29 NOV 2023 CINEMA
ABBAS KIAROSTAMI
CICLO DE CINEMA

08 + 15 + 22 + 29 NOV 2023
CICLO DE CINEMA

08 NOV | ONDE FICA A CASA DO MEU AMIGO
15 NOV | CLOSE-UP
22 NOV | O SABOR DA CEREJA
29 NOV | CÓPIA CERTIFICADA


SALA ESTÚDIO
21:30

BILHETES
3€

ONDE FICA A CASA DO MEU AMIGO 

Um rapaz tenta encontrar um colega de escola depois de acidentalmente lhe ter ficado com o caderno onde tem de fazer os trabalhos de casa. Determinado, tenta encontrar a casa do colega numa aventura que retrata a riqueza e a complexidade da sociedade rural iraniana. Uma parábola comovente sobre a responsabilidade e a amizade.

Título original: Khane Ye Doust Kadjst?
Realização: Abbas Kiarostami
Interpretação: Babak Ahmadpur, Ahamd Ahmadpur
Duração: 84 minutos
Origem: Irão
Género: Drama
Classificação Etária: M/12 anos
Ano: 1987, Cores

CLOSE-UP

Close-Up (Nema-Ye Nazdik) é a grande obra-prima de Abbas Kiarostami, inédita e quase desconhecida em Portugal. Neste filme o realizador iraniano leva mais longe a sua arte, baralhando as fronteiras do documentário e da ficção, pondo as pessoas a interpretarem-se a si próprias, recriando acontecimentos reais, e fazendo com que a linha entre o cinema e a vida se esbata.
A história gira em torno de Hossain Sabzian, um jovem e modesto empregado de uma tipografia, que é também um cinéfilo apaixonado pela obra do realizador Mohsen Makhmalbaf, e que se faz passar por ele junto de uma família. Quando a sua burla é descoberta, Sabzian é preso e julgado por tentativa de fraude. Kiarostami visitou Sabzian na prisão, e obteve permissão para filmar o seu julgamento.
O resultado é este impressionante filme que levanta questões sobre o trabalho e a vida, e ainda sobre o próprio cinema e a sua vivência no Irão.

Título original: Nema-Ye Nazdik
Realização: Abbas Kiarostami
Interpretação: Abbas Kiarostami, Mohsen Makhmalbaf, Abolfazl Ahankhah
Duração: 93 minutos
Origem: Irão
Género: Drama / Documentário
Classificação Etária: M/12 anos
Ano: 1990, Cores

O SABOR DA CEREJA

Este é um dos mais famosos filmes do realizador iraniano Abbas Kiarostami, consagrado no festival de Cannes, em 1997, com a Palma de Ouro. Filme de contornos aparentemente simples, O Sabor da Cereja torna-se, à medida que a história vai avançando, numa complexa meditação sobre a condição humana e a legitimidade do ato do suicídio, a partir da história de Badii, um homem desesperado que quer pôr fim aos seus dias e que parte à procura de alguém a quem possa pagar para o enterrar após a sua morte.
Marca indiscutível na obra de Kiarostami é a forma como o cineasta se liberta das habituais técnicas ficcionais e documentais, baralhando as fronteiras das duas e desafiando assim o papel dos espectadores, jogando com as suas expectativas e provocando a sua imaginação. Os seus filmes convidam o espectador à reflexão, pondo em causa estereótipos e questionando os seus próprios preconceitos. Neste filme, por exemplo, não é explicada a razão para o suicídio de Badii. Segundo Kiarostami, as partes não contadas ou não esclarecidas vão sendo criadas pelo espectador, tornando-o responsável e mesmo ativo no filme que tem perante si.

Título original: Ta'm e guilass
Realização: Abbas Kiarostami
Interpretação: Abdolrahman Bagheri, Homayon Ershadi
Duração: 99 minutos
Origem: Irão
Género: Drama
Classificação Etária: M/12 anos
Ano: 1997, Cores

CÓPIA CERTIFICADA

Esta é a história de encontro entre um homem e uma mulher, numa pequena aldeia no Sul da Toscana. O homem é um autor britânico que acabou de fazer uma apresentação do seu livro. A mulher, francesa, é dona de uma galeria de arte. Esta é uma história comum que podia acontecer a qualquer pessoa, em qualquer lugar.
Ele (o barítono William Shimell) é um escritor inglês em busca de um significado para a vida. Ela (Juliette Binoche) é uma galerista francesa em busca de originalidade. Quando, depois de uma conferência dele, se conhecem, decidem passear por uma pequena cidade no sul da Toscana, onde embarcam num jogo: durante todo aquele dia vão fingir ser um casal. Contudo, a forma como inventam essa relação é de tal modo convincente que acabam por se tornar um, criando assim a sua própria história de amor.
O filme esteve em competição no Festival de Cannes, valendo a Juliette Binoche o prémio de melhor atriz.

Título original: Copie Conforme
Realização: Abbas Kiarostami
Interpretação: Juliette Binoche, Jean-Claude Carrière, William Shimell
Duração: 106 minutos
Origem: Irão, FRA, ITA
Género: Drama
Classificação Etária: M/12 anos
Ano: 2010, Cores