Presa na torre, Mécia passa os dias à janela. No que se anuncia como o seu último dia de cativeiro em Ourém, Mécia entrega-se a uma meditação profunda sobre a sua vida e a sua condição, através da recordação da partida de xadrez em que, ainda jovem, aprendeu a jogar com as velhas regras árabes. Um audiodrama original de Tiago Correia, interpretado por Maria João Luís, música original de André Júlio Teixeira e sonoplastia de Vasco Rodrigues, para uma experiência sonora imersiva na Torre de Dona Mécia, no Castelo de Ourém.
ATÉ 30 SET 2023 TEATRO SONORO
A PARTIDA DE MÉCIA
A TURMA
ATÉ 30 SET 2023
TEATRO SONORO
TORRE DONA MÉCIA | CASTELO DE OURÉM
GRATUITO
COM INSCRIÇÕES PARA MUSEU@MAIL.CM-OUREM.PT
MAIS INFORMAÇÕES: 964 169 726
Breve contexto histórico
Rainha consorte de Portugal, por intermédio do seu casamento com o Rei Dom Sancho II, Mécia Lopes de Haro foi enredada numa teia de conspirações que envolveu as mais altas figuras do clero e da nobreza portuguesas, o papa e o próprio irmão do rei - Afonso, Conde de Bolonha -, que usou todos os meios ao seu alcance para enfraquecer, humilhar e destituir o irmão e ascender ao trono, o que veio a culminar na guerra civil de 1245, na destituição do matrimónio real e no consequente rapto de Mécia, que terá estado presa na Torre do Castelo de Ourém, por volta de 1246.
Apesar de Afonso X, o Sábio, infante de Castela e Leão e primo direito de Mécia, com quem cresceu e manteve durante toda a vida uma relação de grande afinidade, ter vindo com as suas tropas em auxílio de Sancho II, o rei deposto viria a fugir do país, exilado, em 1247, acabando por morrer um ano depois em Toledo, sem deixar descendência e sem ter voltado a ver a mulher que, ao que diz a história, amou perdidamente.
Mécia foi o bode expiatório para todos os problemas do reino e acabou banida e difamada pela história. Nesta viagem sonora, ficcionamos e recuperamos a sua voz, alimentando-nos do mistério que envolveu a sua comprovada existência.
Afonso X, o Sábio, o infante que viria a ser rei de Castela e Leão, foi um grande impulsionador cultural da época, deixando como legado uma das primeiras grandes obras sobre o xadrez - "O Livro dos Jogos" ou "O Livro do Xadrez, Dados e Tabuleiros". Cresceu com Mécia na corte castelhana e esta viria a perfilhar o seu filho, o que demonstra a especial relação de cumplicidade e afinidade entre ambos. Assim, porque as regras do xadrez são um espelho dos tempos e data desta altura o início do aparecimento da Rainha (peça) nos tabuleiros da Europa medieval, parte-se desta analogia para refletir sobre o papel da mulher na idade média, sugerindo que a própria Mécia poderá ter dado um contributo essencial para a evolução das regras do xadrez - e da condição feminina - ao longo dos tempos.
Apesar de Afonso X, o Sábio, infante de Castela e Leão e primo direito de Mécia, com quem cresceu e manteve durante toda a vida uma relação de grande afinidade, ter vindo com as suas tropas em auxílio de Sancho II, o rei deposto viria a fugir do país, exilado, em 1247, acabando por morrer um ano depois em Toledo, sem deixar descendência e sem ter voltado a ver a mulher que, ao que diz a história, amou perdidamente.
Mécia foi o bode expiatório para todos os problemas do reino e acabou banida e difamada pela história. Nesta viagem sonora, ficcionamos e recuperamos a sua voz, alimentando-nos do mistério que envolveu a sua comprovada existência.
Afonso X, o Sábio, o infante que viria a ser rei de Castela e Leão, foi um grande impulsionador cultural da época, deixando como legado uma das primeiras grandes obras sobre o xadrez - "O Livro dos Jogos" ou "O Livro do Xadrez, Dados e Tabuleiros". Cresceu com Mécia na corte castelhana e esta viria a perfilhar o seu filho, o que demonstra a especial relação de cumplicidade e afinidade entre ambos. Assim, porque as regras do xadrez são um espelho dos tempos e data desta altura o início do aparecimento da Rainha (peça) nos tabuleiros da Europa medieval, parte-se desta analogia para refletir sobre o papel da mulher na idade média, sugerindo que a própria Mécia poderá ter dado um contributo essencial para a evolução das regras do xadrez - e da condição feminina - ao longo dos tempos.