7 + 8 MAR 2022 OFICINA + MINICONFERÊNCIA
DICIONÁRIO + PARA QUE SERVE A CULTURA?

7 + 8 MAR 2022
OFICINA + MINICONFERÊNCIA

TMO
10:00

PÚBLICO ESCOLAR

SINOPSE

DICIONÁRIO
A partir de DICIONÁRIO, texto dramático de sua autoria, José Maria Vieira Mendes orienta uma oficina em que os participantes leem a peça em conjunto e discutem-na, aproveitando a conversa para pensar o modo como lemos literatura dramática e como nos relacionamos com as temáticas sugeridas pelo texto. Num segundo momento, poderá haver lugar à preparação de uma leitura informal para apresentação do texto a outros, consoante o interesse do grupo e da instituição de acolhimento, abrindo-se o trabalho então a outro tipo de questões levantadas pela problemática da leitura pública.
DICIONÁRIO, de José Maria Vieira Mendes, pretende reproduzir a experiência que não é só a de um jovem em crescimento, mas que perdura pela vida. Trata-se da experiência de ter de lidar com opiniões sobre o nosso estar, e de querer opinar sobre o estar dos outros. Max, protagonista silenciosa desta peça, irá encontrar-se e cruzar- se com pessoas que lhe vão propor outras formas de “entrar”, “sair”, “dançar”, “contar”, “fazer” ou “viver”, como se a vida fosse um dicionário e estar nela fosse uma tentativa de corresponder às definições. Mas se o objetivo é tentar domar e agarrar Max, o resultado será perdê-lo.

Classificação etária: M/14
Duração: 2h30


PARA QUE SERVE A CULTURA?
A cultura serve para mudar? E, quando muda a cultura, o que é que acontece à cultura? A cultura cultiva? Ou é um culto? E acaba? Quando é que começou? Cultura é passado? É antiga? Então para que serve hoje a cultura? Qual cultura? A dela? Ministério da Cultura? Políticas culturais? Agentes culturais? Culturas culturais da cultura culta? Que palavras são estas? Já não sei o que estou a dizer. São muitas perguntas, muitas, a que esta miniconferência não promete dar resposta. Mas quer fazer perguntas, quer questionar a cultura. Será que é para isso que a cultura serve?

Classificação etária:
M/9
Duração: 40 min