20 + 21 FEV 2026 TEATRO
LUNÁRIO PERPÉTUO - ALMANAQUE TEATRAL
GRUPO DE TEATRO DE IDADE MAIOR DO TMO 

20 + 21 FEV 2026
TEATRO

20 FEV 26 | 10:00
Público Escolar + ERPI'S
21 FEV 26 | 21:30
5€

SALA PRINCIPAL

No fim do século XV começaram a circular na península ibérica os primeiros livros impressos, entre os quais se destacavam os almanaques, com informações sobre o movimento dos astros que eram cruciais para as navegações e para os plantios. Contendo dados de todo o tipo, misturavam conhecimento científico milenar, eternas superstições e sabedoria popular.

O Lunário Perpétuo, do séc. XVII, e o Almanaque Perpétuo, do séc. XV, são dois desses volumes, que inspiraram o tema, o título e a forma deste espetáculo.
Depois de uma residência artística onde as pessoas que fazem parte do elenco do espetáculo partilharam os seus modos de vida, deram a conhecer os espaços que habitam e mostraram a relação que têm com as coisas invisíveis, as coisas que não podemos tocar, mas que nos tocam continuamente, tal como a lembrança de pessoas que já partiram ou as recordações de viagens por países distantes, a escrita do texto fixou-se na relação entre entidades transcendentes e seres mortais ao longo da vida, relação que normalmente acontece através de objetos, figuras ou imagens com o poder de mediar entre o aquém e o além.

Sem poder revelar mais de antemão, pode adiantar-se para já que é esse tipo de mediunidade que se mostra neste Lunário. Não é bruxaria, atenção! Mas é quase... Se for toda a gente queimada, já sabem por que razão e já podem calcular por quem.
FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA

Texto
Jorge Louraço
Encenação
Eduardo Dias
Produção e Técnica
Teatro Municipal de Ourém
Cenografia
Turma 11.º do Curso com Plano Próprio de Design, Cerâmica e Escultura do Colégio de São Miguel

Elenco
António Sousa
Arminda Gomes
Filipe Pereira
Gracinda Pereira
Guida Maria
Luís Delgado
Maria Isabel Pinho
Maria Júlia Dias
Maria Patriarca
Maria Natália Santos
Rosa Neves


Classificação Etária

M/12

Duração
60 min.