13 DEZ 2025 ÓPERA DE CÂMARA CONTEMPORÂNEA
DOIS DIAS PARA ALÉM DO TEMPO
TERCEIRA PESSOA
DOIS DIAS PARA ALÉM DO TEMPO é um espetáculo que cruza teatro, música e literatura, explorando livremente o universo épico de Ulysses, de James Joyce. Poder-se-á considerar uma ópera de câmara contemporânea, com direção artística de Óscar Silva, composição musical de Ricardo Jacinto e interpretação de Carla Galvão, Gio Lourenço e Mariana Dionísio, a partir de textos de Miguel Castro Caldas e Ricardo B. Marques. A música será interpretada ao vivo por Ricardo Jacinto (violoncelo e eletrónica), Angélica Salvi (harpa e eletrónica) e Pedro Oliveira (percussão e eletrónica).
O espetáculo experimenta uma reflexão sobre as lutas e triunfos da vida quotidiana, entre a ideia do banal e do mesquinho, em contraponto com as grandes questões existenciais, individuais e coletivas.
A composição musical parte da relação entre a espacialidade e a vibração sonora nos corpos e objetos, com a sua dimensão mais empírica, onde as emoções e a sua efemeridade se instalam. O texto, em complementaridade, explora também a língua enquanto matéria sonora, experimentando dinâmicas de sentido e significado de palavras e frases.
FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA

Conceção e direção artística ÓSCAR SILVA
Direção musical e composição
RICARDO JACINTO
Músicos
RICARDO JACINTO (violoncelo e eletrónica), ANGÉLICA SALVI (harpa e eletrónica) e PEDRO OLIVEIRA (percussão e eletrónica)

Interpretação
CARLA GALVÃO, GIO LOURENÇO e MARIANA DIONÍSIO

Textos
MIGUEL CASTRO CALDAS e RICARDO B. MARQUES
Dramaturgia
DIOGO MARTINS
Desenho de luz
CÁRIN GEADA
Técnico de som e sound design
MANUEL PINHEIRO
Espaço cénico
ÓSCAR SILVA
Figurinos
MARTA MATEUS, com orientação de ANA MARGARIDA FERNANDES e OLGA FREIXO
Adereços
ELOÍSA D’ASCENÇÃO

Parceiros

FÁBRICA DA CRIATIVIDADE; AJIDANHA; ADERNO – ASSOCIAÇÃO CULTURAL; TEATROMOSCA; CENTRO DE TEATRO DA CÂMARA MUNICIPAL DE CABECEIRAS DE BASTO; CINE-TEATRO AVENIDA – CASTELO BRANCO; TEATRO MUNICIPAL DE OURÉM; TEATRO SÁ DA BANDEIRA – SANTARÉM; TEATRO MUNICIPAL DE VILA REAL; CINETEATRO SÃO JOÃO – CÂMARA MUNICIPAL DE PALMELA E AUDITÓRIO CARLOS DO CARMO - CÂMARA MUNICIPAL DE LAGOA, ESART – ESCOLA SUPERIOR DE ARTES APLICADAS
Coprodução
TEATRO MUNICIPAL DA GUARDA; TEATRO JOSÉ LÚCIO DA SILVA; CÂMARA MUNICIPAL DE LAMEGO – TEATRO RIBEIRO CONCEIÇÃO; CÂMARA MUNICIPAL DE GOUVEIA – TEATRO CINE DE GOUVEIA E TEATRO-CINE TORRES VEDRAS; OSSO ASSOCIAÇÃO CULTURAL
Apoio media
ANTENA 2
Apoios
REPÚBLICA PORTUGUESA – CULTURA, JUVENTUDE E DESPORTO / DIREÇÃO-GERAL DAS ARTES, CÂMARA MUNICIPAL DE CASTELO BRANCO
Produção
TERCEIRA PESSOA – ASSOCIAÇÃO