16 OUT 2022 DOCUMENTÁRIO
O CASARÃO
DE FILIPE ARAÚJO 

16 OUT 2022
DOCUMENTÁRIO

SALA PRINCIPAL
16:00

BILHETES
3€

Um velho casarão apodrece no coração de uma aldeia rasgada ao meio por uma estrada onde os carros já não param. Durante a ditadura, o edifício foi o mais progressista seminário católico português. António, vizinho da frente, cresceu e formou família à sua sombra. Desde a saída dos padres dominicanos, é o seu mais fiel caseiro — guardião dos fantasmas, memórias e corredores despidos de vida. Há anos abandonado, o antigo epicentro da terra poderá estar agora na mira de uma nova vida.
Com assinatura de Filipe Araújo, um documentário que vem dar um novo significado ao Seminário Dominicano de Aldeia Nova, em Ourém. Ao filmar as suas ruínas, o realizador vai mostrando a importância daquele lugar para toda a comunidade de Aldeia Nova e para os rapazes que ali estudaram, entre eles o seu próprio pai, que tinha dez anos quando ingressou no seminário. “Não raras vezes, para me adormecer, o meu pai efabulava a partir de histórias reais do seu passado. De todas, a mais enigmática, tinha como cenário um território povoado por miúdos e homens de branco. Uma enorme casa sem eletricidade nem águas correntes, entalada num vale rodeado de florestas. Foi depois da sua morte que uma inexplicável pulsão me conduziu até esse lugar”.
Com o apoio do ICA, Ministério da Cultura e Sociedade Portuguesa de Autores, este filme conta com a presença de António Oliveira, Dinis Dias e Tonito Oliveira e segue textos dos ex-seminaristas Horácio Araújo, Mário Rocha Creoulo, Fernando Vaz, José Ribeiro, Eduardo Bento, Nelson Veiga, assim como citações do romance “Gente Feliz com Lágrimas”, escrito por João de Melo.

FILIPE ARAÚJO

Filipe Araújo é realizador, produtor independente e guionista. Natural de Lisboa (Janeiro de 1977), chegou à realização após uma década no jornalismo – profissão que abraçou nas vertentes de imprensa, rádio, televisão e Internet, em Portugal, Espanha e Itália. Da sua filmografia, conta com quatro primeiros prémios, várias participações em Seleções Oficiais de festivais internacionais, e projeções em salas e eventos de prestígio, como a Casa del Cinema (Roma, Itália), Círculo de Bellas Artes, Filmoteca Española (Madrid, Espanha) ou o Fórum Universal das Culturas, da UNESCO (Monterrey, México).
FICHA TÉCNICA

Filipe Araújo, Documentário, Portugal, 2020, 72 min.
Com
António Oliveira
Dinis Dias
Tonito Oliveira
Guião, fotografia e realização
Filipe Araújo
Assistência
Sérgio Diamantino
Música
Ana Araújo
Montagem
Filipe Araújo, Francisco Costa
Direção de som
Pedro Miguel Carvalho
Ilustração
André Carrilho
Efeitos
Ricardo Nunes
Correção de cor
Sala Contraluz
Design de som, misturas
Billyboom Sound Design
Produtores
Hemi Fortes, Filipe Araújo
Co-produção RTP apoios à produção
ICA / Ministério da Cultura, Spautores

Classificação etária
M/12

Duração
72 min